Saúde

Rir faz bem para o coração e melhora capacidade de bombeamento, diz estudo brasileiro

Os pesquisadores pretendem realizar mais estudos para confirmar os efeitos do riso na saúde do coração e sugerem que a terapia do riso seja incorporada em instituições de saúde.

Publicado

on

Um estudo conduzido por cientistas brasileiros mostrou que rir pode trazer benefícios para a saúde do coração. A pesquisa foi apresentada na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, no último domingo, 27.

Os pesquisadores acompanharam 26 adultos com doença arterial coronariana, uma condição que afeta o fluxo sanguíneo para o coração. Eles dividiram os participantes em dois grupos: um assistia a programas de humor e outro a documentários sérios.

Depois de três meses, os resultados foram surpreendentes: o grupo que riu mais teve uma melhora de 10% na capacidade do coração de bombear sangue e uma redução nos marcadores inflamatórios que indicam o risco de problemas cardíacos ou derrames.

O médico Marco Saffi, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e autor principal do estudo, explicou que o riso libera endorfinas, que reduzem a inflamação e relaxam o coração e os vasos sanguíneos. Além disso, o riso diminui os níveis de hormônios do estresse, que prejudicam o sistema cardiovascular.

Saffi recomenda que as pessoas busquem atividades que as façam rir pelo menos duas vezes por semana, como assistir a comédias, ir a shows de stand-up ou sair com amigos e familiares. Ele acredita que o riso pode ajudar a diminuir a dependência de medicamentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Os pesquisadores pretendem realizar mais estudos para confirmar os efeitos do riso na saúde do coração e sugerem que a terapia do riso seja incorporada em instituições de saúde.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile