O apresentador Fausto Silva, que sofre de insuficiência cardíaca, recebeu um transplante de coração no domingo (27), após 19 dias na fila do SUS. O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, um azulejista e jogador amador que morreu de AVC no sábado (26), em Santos (SP).
Segundo o portal Notícias da TV, Fábio tinha 35 anos e o mesmo tipo sanguíneo de Faustão. Ele já havia manifestado aos familiares o desejo de doar seus órgãos em caso de morte. Ele foi encontrado desacordado no apartamento em que trabalhava e levado para a Casa de Saúde de Santos, onde teve a morte cerebral confirmada na manhã de sábado.
Os órgãos do rapaz foram transportados por dois helicópteros no domingo, com a autorização do clube Portuguesa Santista, que fica ao lado do hospital. Além do coração, Fábio doou rins, fígado, pâncreas, córneas e pele, beneficiando entre 12 e 20 pessoas.
O irmão do doador, Flavio Cordeiro da Silva, disse ao G1 que Fábio era apaixonado por futebol e jogava todos os domingos. “Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes”, afirmou.
Faustão está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 8 de agosto. Ele passou por uma cirurgia para implantar um dispositivo que auxilia o coração a bombear sangue. O transplante era a única solução definitiva para o seu caso.
O apresentador se afastou da TV Globo em junho, após 32 anos à frente do Domingão do Faustão. Ele assinou contrato com a Band e deve estrear um novo programa em janeiro de 2024.