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Tecnologia

Comparação do zoom do iPhone 15 Pro Max vs Galaxy S23 Ultra viraliza na web

Em termos de números, o Galaxy S23 Ultra leva a vantagem sobre o iPhone 15 Pro Max, pois oferece um zoom quatro vezes maior

Foto: Reprodução

Os novos modelos de smartphones da Apple e da Samsung prometem oferecer recursos avançados de fotografia, mas qual deles se destaca quando o assunto é zoom? Hoje vamos comparar o desempenho do iPhone 15 Pro Max e do Galaxy S23 Ultra nesse aspecto.

O iPhone 15 Pro Max é o primeiro smartphone da Apple a contar com um sistema de câmera periscópica, que permite um zoom óptico de até 5 vezes sem perda de qualidade. Além disso, o aparelho também oferece um zoom digital de até 5 vezes, resultando em um zoom total de até 25 vezes.

Já o Galaxy S23 Ultra é o sucessor do Galaxy S22 Ultra, que já impressionava com seu zoom de 100 vezes. O novo modelo da Samsung mantém essa capacidade, mas com melhorias na qualidade das imagens. O aparelho conta com um sensor de 108 megapixels e uma lente teleobjetiva de 10 vezes, que pode ser combinada com um zoom digital de 10 vezes, alcançando assim o zoom de 100 vezes.

Em termos de números, o Galaxy S23 Ultra leva a vantagem sobre o iPhone 15 Pro Max, pois oferece um zoom quatro vezes maior. No entanto, isso não significa que as imagens capturadas pelo smartphone da Samsung sejam sempre melhores do que as do smartphone da Apple. Isso depende de vários fatores, como a iluminação, a estabilidade, o foco e o processamento das fotos.

Para saber qual dos dois aparelhos tem o melhor zoom, é preciso analisar as imagens produzidas por eles em diferentes situações e distâncias. Uma forma de fazer isso é comparar as fotos tiradas pelos dois smartphones em um mesmo cenário, como fez o site PhoneArena.

Veja o vídeo abaixo:

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Educação

Demanda por cursos de inteligência artificial cresce 866% no Brasil em um ano

Relatório da Coursera revela alta demanda por inteligência artificial, com brasileiros focados no básico e baixa participação feminina no setor

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Imagem- Simulação

A busca por capacitação em inteligência artificial (IA) registrou um aumento expressivo de 866% no último ano, de acordo com um relatório divulgado pela Coursera. Essa competência se destaca como a mais procurada entre profissionais, estudantes e candidatos a emprego. No Brasil, porém, o foco ainda está em cursos básicos, como conceitos fundamentais de dados e introduções ao gerenciamento de projetos.

O levantamento da Coursera aponta que países emergentes, como Índia, Colômbia e México, lideram o interesse pela IA generativa, enquanto o Brasil aparece em uma posição inferior nesse ranking. Apesar do crescimento nas matrículas, especialistas avaliam que o país ainda precisa desenvolver estratégias para explorar todo o potencial dessa tecnologia.

Participação feminina na IA
Outro dado relevante do relatório é a baixa presença de mulheres no setor de IA. Apenas 28% das matrículas em cursos relacionados à IA generativa foram realizadas por mulheres.

Adicionalmente, o impacto da automação afeta desproporcionalmente as trabalhadoras: 79% das mulheres estão empregadas em funções suscetíveis à substituição por IA, comparado a 58% entre os homens. Essa disparidade reflete desafios históricos de equidade em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

“A lacuna de gênero na área de STEM, que já era significativa, agora se torna mais evidente no campo da inteligência artificial. Apenas 22% dos profissionais de IA e ciência de dados são mulheres, o que representa um obstáculo não apenas para a inclusão social, mas também para a eficácia tecnológica”, avalia Marni Baker-Stein, diretora de conteúdo da Coursera.

O relatório sugere que iniciativas de educação inclusiva e capacitação tecnológica podem ser ferramentas importantes para superar essas desigualdades e preparar o Brasil para as transformações digitais em curso.

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Automobilismo

BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas no Latin NCAP e se torna o primeiro elétrico a alcançar a nota máxima

Com excelente desempenho em testes de segurança, o hatch da BYD se destaca pela proteção de ocupantes e sistemas avançados de assistência ao motorista

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BYD Dolphin Plus

O Latin NCAP, órgão responsável pela realização de testes de colisão com veículos novos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados de novos crash tests na manhã desta terça-feira (11). Entre os modelos avaliados, o hatch elétrico BYD Dolphin Plus se destacou, recebendo a nota máxima de cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro da fabricante chinesa e também o primeiro modelo elétrico a conquistar essa classificação.

O programa de avaliação do Latin NCAP, que inclui a análise de diversos aspectos de segurança, destacou que o Dolphin Plus, versão mais potente do hatch chinês, obteve um desempenho impressionante. O modelo foi equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que são oferecidos de série. Isso resultou em uma proteção de 92,6% para ocupantes adultos, 93,1% para crianças e 77% para pedestres. O desempenho do sistema ADAS foi de 85%.

O teste incluiu simulações de frenagem autônoma de emergência, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias, além de verificações no sistema de detecção de pontos cegos. O resultado geral foi altamente positivo, com o Dolphin Plus apresentando uma estrutura estável e proteção adequada para os ocupantes durante os impactos.



Apesar da alta avaliação, o Latin NCAP observou que algumas áreas ainda podem ser melhoradas no modelo, como a proteção passiva para pedestres, que poderia ser aprimorada, e o desempenho do alerta de saída de faixa (LSS), que não atingiu a pontuação ideal. Além disso, o modelo não conta com o Sistema de Sinalização de Auto Socorro (SAS) e o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não obteve a pontuação necessária.

Importante frisar que o teste foi realizado com a versão Dolphin Plus, e os resultados não se aplicam às versões mais básicas do modelo, como o Dolphin Mini.

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Tecnologia

BNDES aprova R$ 200 milhões para desenvolvimento de “carro voador” da Embraer

Financiamento apoiará desenvolvimento de protótipo e testes de certificação do eVTOL

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Imagem divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta segunda-feira (2/12), a liberação de R$ 200 milhões para a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer responsável pelo desenvolvimento de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como eVTOL, popularmente chamado de “carro voador”.

O recurso será destinado à construção de protótipos e à realização de testes essenciais para a certificação da aeronave. O início da comercialização dependerá da conclusão dessas etapas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já definiu os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL, incluindo normas sobre estrutura, sistemas de controle, propulsão e baterias, visando assegurar a segurança dos voos.

O eVTOL é uma aeronave 100% elétrica, projetada para revolucionar o transporte urbano. A Embraer tem investido na inovação, posicionando o Brasil como referência em mobilidade aérea sustentável.

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