O Google Brasil
lançou um novo recurso para facilitar o acesso de vítimas de violência doméstica aos serviços de apoio e acolhimento. Agora, ao pesquisar termos relacionados à violência doméstica na plataforma, os usuários encontrarão, em destaque, os principais canais de ajuda, como a Central de Atendimento à Mulher
(Ligue 180) e o Centro de Valorização à Vida
(CVV).
A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Ministério das Mulheres e o CVV, já está disponível em diversos países, como Índia, Peru, México, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Bolívia. Segundo Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, essa colaboração é fundamental para aumentar a visibilidade do Ligue 180. “Essa parceria com o Google é estratégica para potencializar a divulgação do Ligue 180”, destaca Costa.
Para Luisa Phebo, líder de parcerias estratégicas de impacto social do Google na América Latina, a iniciativa vai além da simples disponibilização de informação. “A violência doméstica é um problema social que exige uma resposta coletiva. Facilitar o acesso rápido a serviços de apoio faz parte da nossa missão de tornar a informação universalmente acessível”, afirma.
Além de destacar o Ligue 180, o novo recurso também oferece informações sobre linhas de apoio à prevenção do suicídio e denúncias de materiais de abuso sexual infantil no Brasil, reforçando o compromisso do Google com causas sociais e a proteção dos mais vulneráveis.