O programa de renegociação de dívidas do governo federal, o Desenrola Brasil, tem sido alvo de anúncios falsos nas plataformas digitais Google e Facebook. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que as empresas retirem do ar esses anúncios, que podem levar os consumidores a golpes bancários ou financeiros, em até 48 horas. Caso contrário, elas estarão sujeitas a uma multa de R$ 150 mil por dia.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25, após a Senacon constatar ‘indícios de desinformação e de veiculação de publicidade indevida’ sobre o programa, que oferece condições especiais para os cidadãos quitarem suas dívidas com os bancos participantes.
Na semana passada, o portal g1 já havia identificado publicações falsas nas redes sociais, com fake news que induziam o consumidor a fornecer dados pessoais ou financeiros para supostamente aderir ao Desenrola Brasil.
A Federação Brasileira de Bancos – Febraban, que apoia a divulgação do programa, alerta que os interessados em renegociar as dívidas devem buscar informações apenas nos canais oficiais dos bancos, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. A Febraban também orienta os consumidores a verificarem atentamente o endereço dos sites, o layout, os selos de segurança e a não clicarem em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Essas são algumas dicas para evitar cair em golpes por meio de links falsos ou engenharia social.