O estado de São Paulo, já conhecido por ter sido representado por até seis times na Série A do Campeonato Brasileiro em edições anteriores, pode alcançar um novo recorde em 2025. A edição do próximo ano pode contar com sete times paulistas na elite do futebol nacional.
Desde a implementação do formato de pontos corridos em 2006, São Paulo foi o estado com mais representantes na Série A, com 11 clubes diferentes participando da competição. Atualmente, a expectativa é de que o número de times paulistas aumente ainda mais, com Mirassol e Novorizontino lutando pelo acesso à primeira divisão.
Para que esse recorde se concretize, os dois times precisam garantir a vaga, o que pode acontecer já nesta segunda-feira (18), dependendo do resultado entre Ceará e América-MG. Caso consigam subir, somando-se ao Santos, Red Bull Bragantino e Corinthians, São Paulo teria sete times na Série A: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Mirassol e Novorizontino.
Até hoje, o ano com maior número de representantes paulistas na Série A foi 2012, com seis times: São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa. Caso o recorde seja quebrado, a edição de 2025 será a mais representativa de um estado na história do Campeonato Brasileiro.
Anos com mais times de um mesmo estado na Série A:
- 2006: São Paulo – 6 times (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, São Caetano)
- 2009: São Paulo – 6 times (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Grêmio Barueri, Santo André)
- 2010: São Paulo – 6 times (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Guarani, Grêmio Prudente)
- 2012: São Paulo – 6 times (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa)