conecte-se conosco

Especiais

Brasília 61: Jorge Dornelles Passamani destaca benefícios da Equoterapia

Em busca de dar voz às pessoas com deficiência, o presidente da ANDE deu detalhes sobre a reabilitação com cavalo utilizada em prol do grupo

Em comemoração aos 61 anos de Brasília, O Panorama conversou com Jorge Dornelles Passamani, presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE). O encontro ocorreu na exposição Brasília 61, que ocorreu no Espaço Cultural O Panorama, no Shopping Pier 21, do dia 21 de abril a 20 de maio.

Em entrevista feita pela Doutora Francisca Leão (IMPI), Passamani definiu Brasília como uma cidade dos sonhos e relembrou momentos especiais vividos na capital.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Coronel reformado da Polícia Militar do Distrito Federal por 30 anos, Jorge Dornelles Passamani chegou em Brasília na década de 1980 para servir aos Dragões da Independência, 1º Regimento de Cavalaria de Guardas do Exército Brasileiro.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Nascido em São Borja, município do Rio Grande do Sul, o presidente da ANDE, considera Brasília a sua segunda cidade.

“Estou aqui há 40 anos ajudando a construir Brasília, contribuindo na área de segurança pública em serviço na Polícia Militar e, também, agora, fazendo serviço social para a comunidade de pessoas com deficiência”, explicou.

Sobre a ponte entre o serviço militar e a presidência da organização sem fins lucrativos, Passamani sentia o desejo latente de fazer o bem para as pessoas.

Fundada em 1989, a Associação Nacional de Equoterapia, criada em Brasília, já possui mais de 300 centros de reabilitação em todo o Brasil.

“Eu tinha essa preocupação com a pessoa com deficiência bem antes da ANDE Brasil. É uma comunidade sem muita voz. O gestor público e as pessoas publicas têm a obrigação de dar voz à essas pessoas”, ressaltou.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Segundo Jorge Passamani, o uso da Equoterapia, atividade que utiliza o cavalo como meio de reabilitação, na ANDE ocorreu pelo apreço dos fundadores, um grupo de oficiais do exército, pela cavalaria.

“O Coronel Cirilo, fundador da ANDE Brasil, dava aula de hipismo ao Ney, um rapaz com síndrome de down. Durante o ensino, o Coronel notou a melhora cognitiva, melhora do equilíbrio e da socialização do Ney. Por isso, surgiu a associação”, explicou.

A associação promove cursos de habilitação em Equoterapia aos profissionais da saúde e da educação.

“Nós oferecemos cursos básicos, avançados, especialização junto a Universidade de Brasília e, também, mestrado e doutorado”, contou.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para conferir mais detalhes e benefícios da Equoterapia no tratamento de pessoas com deficiência, confira a entrevista completa com Jorge Dornelles Passamani no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui. Continue atualizado sobre cultura, política, saúde e outros assuntos no nosso perfil do Instagram.

Por: Natália Ferreira

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: repórter mirim, João Victor, conta projeção profissional

Ainda estudante do Ensino Médio, o influenciador, de 15 anos, já almeja futuro profissional

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O shopping Píer 21, em parceria com O Panorama, recebeu Kelson Miranda e o influenciador digital João Victor para um bate-papo sobre projeção profissional e trabalho na internet.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Admirador dos profissionais de jornalismo, João Victor, de 15 anos, desde cedo cultiva um carinho especial pela área da comunicação. A desenvoltura para a apuração de notícias, o fez ficar conhecido como “repórter mirim”.

Além do título, João Victor também é influenciador digital. Com quase 10 mil seguidores no instagram, compartilha dicas de marketing digital na rede social.

Sobre o carinho recebido pelos seguidores, João confessou não estar acostumado.

“É algo surreal. Tem pessoas que eu não conheço e, mesmo assim, comentam e interagem com as publicações”, disse.

Apesar dos comentários positivos e de incentivo, João Victor também lida com desafios na carreira digital.

“Ser influenciador não é apenas pegar o celular e gravar, tem que pensar em estratégias e conteúdos”.

“A minha maior dificuldade hoje é agradar a todos. Eu sou muito perfeccionista. Antes, eu recebia uma crítica e chorava”.

Na entrevista, João Victor também falou sobre suporte familiar e os próximos passos da carreira. Confira o bate-papo completo no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Especiais

Odontologia para Todos: dentista defende o atendimento público e igualitário

Cirurgião-dentista no Hospital Universitário de Brasília, Julio Cesar é defensor do atendimento público e especializado para todos

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O quadro “Odontologia para Todos”, recebeu o dentista Júlio Cesar Franco Almeida para uma entrevista com Ricardo Paulin. Mestre em dentística, Júlio César Franco Almeida também é doutor em materiais dentários, cirurgião-dentista do Hospital Universitário de Brasília e coronal-dentista da Polícia Militar do Distrito Federal.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Na entrevista, o cirurgião-dentista reconheceu a importância do quadro feito pelo O Panorama. Para ele, a divulgação da conversa é interessante para que o assunto chegue às autoridades políticas e, efetivamente, haja uma odontologia para todos.

Nascido em Minas Gerais, município de Campina Verde, mudou-se para Brasília em 1993. Na capital, enxergou um mercado promissor. Em 1994, assumiu cargo na Polícia Militar, onde constituiu carreira por 20 anos.

Quando questionado se há a necessidade de existir serviços de saúde para cada setor militar, onde são atendidos os servidores da segurança pública e familiares, Júlio César afirma que talvez não seja o caminho correto, pois o ideal é uma odontologia para todos, sem nenhuma distinção.

No entanto, defendeu os pontos positivos do trabalho militar executado.

“As corporações militares terem o seu próprio serviço é também uma maneira de desafogar o Sistema Único de Saúde e dar oportunidade para o maior número de pessoas”.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

“Ter um sistema próprio de saúde é um benefício, não um privilégio”.

Na entrevista, o cirurgião-dentista falou sobre o projeto de extensão Trauma Dental Prevenção e Tratamento, desenvolvido na Universidade de Brasília, com o objetivo de oferecer à população um centro de tratamento para pessoas que sofreram trauma dental.

Segundo ele, a iniciativa dos professores do departamento de odontologia da UnB, visa um serviço multidisciplinar, visto que há a necessidade do tratamento dos traumas e também das sequelas.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para conhecer mais sobre o projeto e a atuação de Júlio Almeida em Brasília, confira a entrevista completa no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: conheça a história da rainha da feira Karla Lorena

Em entrevista ao O Panorama, no Alameda Shopping, Karla Lorena contou a trajetória da carreira digital

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O Alameda Shopping recebeu o entrevistador Kelson Miranda e a influenciadora digital Karla Lorena para um bate papo sobre moda e redes sociais.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Com mais de 70 mil seguidores no instagram, o pontapé inicial de Karla no universo digital se deu por um processo de emagrecimento. Após um período de reeducação alimentar, a influenciadora não possuía mais o mesmo peso e teve que ajustar o guarda-roupa às novas medidas.

O local escolhido para a repaginação foi a Feira dos Goianos, localizada em Taguatinga. A partir daí, Karla ganhou visibilidade pelas novas roupas e passou a compartilhar no instagram as idas à feira.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Segundo o feedback recebido pelos seguidores, Karla afirma que a Feira dos Goianos, hoje, possui consumidores de todas as classes sociais.

“Eu comecei a filmar o meu dia a dia e entendi qual caminho seguir. Porque, até então, eu não sabia qual nicho eu pertencia”.

Além do início da carreira digital, na entrevista, a influenciadora também conta os resultados do trabalho diário. Hoje, Karla faz publicidade para marcas como, Giraffas, Tesoura de Ouro e Magazine da Economia.

Karla destacou a dedicação e carinho desempenhado para levar um conteúdo de qualidade para os seguidores.

“Eu gosto de influenciar coisas boas. Você nunca vai me ver falando mal de alguém, jogando alguma maldade. Se for para influenciar, que seja para o bem. O que a gente joga para o mundo, ele te devolve”, destacou.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Ao longo do bate papo, apesar de compartilhar o lado negativo da profissão, as críticas que recebe e falta de incentivo de alguns, a influenciadora fez questão de impulsionar o sonho de quem a acompanha. “Tem gente que fala: ‘isso não é trabalho. Você não vai viver. Vai fazer outra coisa, uma faculdade’”.

“Se você tem o sonho de ser um influenciador digital, não desista. É um trabalho como outro qualquer. Ganha dinheiro, sim. Vive, sim”, disse.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Karla ainda deu dicas para os iniciantes na profissão. Para conferir, assista a entrevista completa no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Popular