A exposição Brasília 61, que acontece no Espaço Cultural O Panorama no Shopping Pier 21 (saiba mais), recebe o Doutor Vitor Borges. Em entrevista feita pela Doutora Francisca Sampaio (IMPI), Vitor contou sobre sua relação com Brasília e os trabalhos desenvolvidos na capital.
Vitor Borges é Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em TCC (Terapia Comportamental Cognitiva) e escritor. Entre suas obras mais reconhecidas destacam-se A unidade da Alma (2004); História da Espiritualidade Ocidental (2016) e Zumbilândia: mito e mentalidade dos nossos dias (2016).
Nascido em Brasília no ano de 1972, Vitor Borges permaneceu na cidade até seus 7 anos de idade, mudando-se para o Rio de Janeiro. Foi no Rio que Vitor se formou em Psicologia, fez sua especialização e desenvolveu-se tanto culturalmente quanto profissionalmente.
“Eu já tinha um negócio consolidado no Rio, uma clínica na qual era sócio. Contudo, eu decidi voltar para a terra que nasci, Brasília me chamou de volta”.
Vitor voltou para Brasília com 31 anos de idade, e precisou recomeçar. Logo após terminar sua formação, o psicólogo confessa que demorou um tempo para acostumar-se com a sua decisão de voltar para a capital. O processo de mudança não foi tão difícil, já que Vitor possui ligação com a cidade desde pequeno.
“Dificilmente sairei de Brasília, pretendo permanecer aqui. Foi gratificante esse processo de recomeço”.
No ano de 2009, Doutor Vitor integrou-se ao IMPI. Ele conta que encontrou no instituto uma visão institucional aberta, abrangente e de integração profissional. Sua experiência no IMPI foi um dos responsáveis pelo crescimento profissional de Vitor na área da saúde.
“As pessoas acham que saúde mental tem a ver com bem estar, não ter conflitos. Isso é uma visão muito reduzida sobre saúde mental”.
Doutor Vitor ressalta que muitas vezes o ser humano vai extrair sua saúde mental ou ainda sua maturidade de uma depressão ou do enfrentamento de uma ansiedade.Durante esse processo, ele vai consolidar uma perspectiva mais madura da saúde mental.
Entre as obras de Vitor Borges, a mais conhecida é Zumbilândia: mito e mentalidade dos nossos dias, publicada em 2016 pela editora Tagore. No livro, o autor sugere reflexão e leva os leitores a um momento de auto análise através de uma série de textos que levantam questões da sociedade.
“Zumbilandia nasceu de uma conversa com um editor que eu estava trabalhando, e ele fez uma provocação para escrever um livro sobre um tema polêmico”.
Para saber mais sobre a obra Zumbilandia e os outros trabalhos de Vitor Borges, assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre cultura, política, saúde e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial)