Além de ser considerado um cartão postal de Brasília (DF), o Palácio do Congresso Nacional, localizado na Esplanada dos Ministérios, também é cenário para filmes e documentários. A arquitetura de Brasília, desenvolvida por Oscar Niemeyer, é escolhida como palco para a maioria dos filmes que tratam sobre o parlamento do Brasil. Confira algumas das obras gravadas na cidade.
Democracia em Vertigem
O documentário Democracia em Vertigem, dirigido pela cineasta Petra Costa, indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem, em 2020, sugere fatos que podem ter resultado na polarização política do Brasil, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o processo de condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a eleição do então Presidente da República, Jair Bolsonaro. No documentário há cenas internas e externas do Congresso Nacional, do Palácio da Alvorada e da Esplanada dos Ministérios.
O Candidato Honesto
Estrelado pelo ator Leandro Hassum, a comédia O Candidato Honesto satiriza o dia a dia de um político corrupto em tempo de campanha política. Candidato à presidência da República, João Ernesto é o favorito para tomar posse do cargo, porém, às vésperas do segundo turno, a avó faz para ele uma mandinga que o impede de mentir. A trama já ganhou até parte dois.
Em parte do filme, João Ernesto se dirige a um centro espírita com o intuito de ser mais verdadeiro e honesto. A cena foi gravada em uma espécie de toca montada no Recanto das Emas. O gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Palácio do Congresso Nacional, também foi cenário para os atores da comédia.
Faroeste caboclo
Brasília também é lembrada por ser casa para grandes nomes da música brasileira. As bandas Capital Inicial, Natiruts e Legião Urbana deram os primeiros passos na cultura ainda na capital do Brasil. Por isso, as gravações do filme Faroeste Caboclo, inspirado na música escrita por Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, rodaram em alguns pontos de Brasília e entorno do Distrito Federal.
A trama conta a história de João de Santo Cristo, interpretado pelo ator Fabrício Boliveira. Natural de Salvador (BA), o personagem deixa a cidade natal e se muda para Brasília em busca de melhores condições de vida. Apesar do objetivo, na nova cidade encontra a miséria e o crime. Em meio ao tráfico de drogas, João se apaixona por Maria Lúcia, interpretada pela atriz Isis Valverde, mas o envolvimento dele com a ilegalidade cria barreiras no romance.
Em alguns momentos do filme, João de Santo Cristo encena nas passagens subterrâneas de Brasília, localizadas na Asa Sul e Asa Norte do Plano Piloto. As imagens com bastante verde e árvores características do cerrado foram gravadas no Jardim ABC, na Cidade Ocidental, município de Goiás, localizado a 48km do Distrito Federal.