A onda de calor que afeta o Brasil desde segunda-feira (17) se intensificou nesta sexta-feira (22) e levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a ampliar o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal. O aviso, que antes era válido até domingo (24) para 9 estados, agora se estende até terça-feira (26).
Segundo o Inmet, o alerta vermelho é emitido quando há um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.
Os estados sob alerta de “grande perigo” são: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
A onda de calor tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
O Inmet orienta que as pessoas tomem cuidados básicos para evitar problemas de saúde causados pelo calor excessivo e pela baixa umidade relativa do ar. Entre as recomendações estão: beber bastante líquido, não fazer atividades físicas, evitar exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.