Um estudo recente revelou que o canabidiol (CBD
), um composto ativo presente na planta de cannabis, pode ser uma solução eficaz para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti
, vetor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A pesquisa foi publicada em julho na revista científica Insects.
Com o aumento da resistência dos mosquitos a inseticidas sintéticos tradicionais, os cientistas estão explorando novas alternativas para o controle desses insetos. As folhas de cânhamo, uma variedade da Cannabis sativa, mostraram-se 100% eficazes na eliminação das larvas em apenas 48 horas após a exposição, mesmo aquelas que já apresentavam resistência a outros pesticidas.
O estudo destacou que o canabidiol é o principal responsável pela toxicidade observada nas larvas, sugerindo uma nova possibilidade para o desenvolvimento de larvicidas naturais. Vale ressaltar que, apesar de pertencer à mesma espécie da maconha, o cânhamo se diferencia por ter baixos níveis de THC, o componente psicoativo da planta. Assim como o THC, o CBD também não possui efeitos psicoativos.