Um casal que pescava no rio Grande, próximo à cidade de Delta, no Triângulo Mineiro, teve uma surpresa ao desenterrar uma granada de morteiro com espoleta da marca CBC, um armamento de guerra, na tarde de domingo (10 de setembro). Sem saber do perigo que corria, a mulher, de 42 anos, lavou o artefato explosivo na água do rio e o levou para sua casa no bairro Parque do Mirante, em Uberaba.
Somente na segunda-feira (11 de setembro), ela desconfiou que se tratava de um objeto perigoso e chamou a Polícia Militar para verificar o material e fazer a entrega voluntária. Os policiais isolaram a casa e orientaram os moradores a saírem do imóvel até a chegada do Exército Brasileiro, que foi acionado para recolher a granada.
Segundo os militares do Exército, a granada é um tipo de munição usada em morteiros, que são armas de artilharia que lançam projéteis em trajetórias curvas. Eles informaram que iriam ao local nesta terça-feira (12 de setembro) para avaliar o estado do artefato e fazer a remoção segura. A origem e o motivo da granada estar enterrada no rio ainda são desconhecidos.