Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, tiveram até às 23h59 de sexta (17) para se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições do ProUni tiveram início na última terça-feira (14) e até o dia 16 já somavam 305,2 mil inscritos no programa, segundo o Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o MEC, nesta edição, o ProUni disponibiliza bolsas de estudo em mais de mil instituições de ensino superior privadas. Do total, são ofertadas 167,7 mil bolsas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais, bolsas que cobrem apenas metade do valor da graduação. Veja os critérios de cada categoria de bolsa do programa.
Integrais
Ter nota média das provas do Enem 2019 de, no mínimo, 450 pontos e nota acima de zero na redação;
Ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio; e
Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.
Parcial
Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
Ser portador de deficiência física;
Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
O ProUni divulga o resultado da seleção em duas chamadas. A data da primeira é dia 21 de julho e da segunda, em 4 de agosto. Por contar com a participação de estudantes de todo o Brasil, é normal que alguns candidatos não sejam pré-selecionados. Esses alunos, que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas, ainda podem concorrer a uma bolsas por meio da Lista de Espera do ProUni.
Esses candidatos terão do dia 18 a 20 de agosto para manifestar interesse nesta última etapa do programa. O resultado da lista de espera será divulgado em 24 de agosto.
Confira quais estados possuem a maior oferta de bolsas do ProUni.