Brasil

Semana de tempestades e chuvas intensas no Brasil: veja as regiões

Segunda semana de outubro será marcada por tempestades e grandes volumes de chuva em várias regiões do Brasil

Publicado

on

Chuva acumulada pode ultrapassar 100 mm, segundo o Inmet. Foto:Divulgação

A segunda semana de outubro será marcada por fortes tempestades e grande volume de chuvas em várias regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima segunda-feira (14/10), o centro-sul do país deve registrar os maiores índices de precipitação, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm.

Após um longo período de seca, regiões como o Centro-Oeste e Sudeste devem observar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva, principalmente na quarta e quinta-feira (9 e 10/10). Há possibilidade de tempestades volumosas e até queda de granizo, devido à convergência de umidade sobre a porção central do país. Áreas como norte de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul podem ter chuvas isoladas.

Tempestades no Sul e Norte do Brasil

No Sul, o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina já começam a semana sob tempestades, causadas pela atuação de um cavado — um fenômeno que intensifica a formação de nuvens de tempestade. A partir de quarta-feira (10/10), chuvas intensas podem ultrapassar 70 mm nessas regiões, mas a previsão é de maior estabilidade a partir de domingo (13/10).

A Região Norte também pode ser atingida por pancadas de chuva, impulsionadas pelo calor e alta umidade. No noroeste do Amazonas, os volumes de chuva podem superar os 50 mm ao longo da semana.

Nordeste: Tempo Quente e Seco com Pancadas Isoladas

Enquanto isso, o Nordeste deve enfrentar um clima misto, com calor e tempo seco predominando. Algumas áreas podem ter chuvas isoladas, além da previsão de ventos costeiros e rajadas de vento no interior da região, especialmente no final da semana.

Altas Temperaturas Persistem

Mesmo com as chuvas, o calor intenso continua em algumas partes do país. No Centro-Oeste e Norte, as máximas podem ultrapassar os 40°C ao longo da semana. Na sexta-feira (8/10), estados como Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia poderão registrar temperaturas superiores a 35°C.

Além disso, baixos índices de umidade relativa do ar persistem em partes do Centro-Oeste e Nordeste, agravando o calor nessas regiões.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile