O fim do ano está cada vez mais próximo e a chegada de 2021 passa a ser tratada como um refúgio após a pandemia do novo coronavírus que impactou o mundo todo. A sensação é de que 1º de janeiro vai chegar resolvendo todos os problemas. Ainda que a data não vá trazer grandes mudanças, ela é comemorada como Dia da Confraternização Universal e da Paz.
Por mais que saibamos que o dia 1º de janeiro seja feriado, nem todos sabem o motivo por trás da data comemorativa. Ela foi oficialmente criada como feriado nacional em 1935. Anos mais tarde, em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso alterou e incluiu mais algumas datas como feriados nacionais.
Dia da Confraternização Universal
O feriado também é comemorado em outros países. Contudo, não há uma informação segura de que todos os países comemoram da mesma forma, visto que, ao menos no Brasil, não há uma tradição para a data.
Uma informação que é repassada em alguns sites brasileiros é de que o feriado do Dia da Confraternização Universal e da Paz foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, não há uma confirmação oficial.
O que se sabe é que em 1967 o Papa Paulo VI escreveu uma carta falando sobre a ideia de comemorar em 1º de janeiro o Dia Mundial da Paz. A data não seria um feriado católico, mas sim, de repercussão mundial. A ONU reconheceu, em 1981, que 1º de janeiro comemora-se o Dia da Confraternização Universal, ou seja, da união e da paz entre povos. Apesar de reconhecer a data, a instituição não a criou.