O 1º Campeonato On-line de Xadrez Escolar, dos Jogos Escolares do DF aconteceu nesse último fim de semana. Ao todo, participaram 206 estudantes de escolas das redes pública e privada. Além de todos os estudantes que participaram do torneio, outras 1.000 pessoas acompanharam online pelo canal do Youtube.
Os três primeiros colocados foram de escolas particulares. São eles: Leonardo Tomazette, do Colégio Leonardo da Vinci. Em segundo lugar, Luigy Lira, do Colégio Objetivo. Em terceiro, Antônio Milet, também do Leonardo da Vinci. O melhor colocado entre os alunos da rede pública foi Felipe Gomes, do Centro de Ensino Fundamental 13, de Ceilândia. Ele ficou em quarto lugar.
Jogador de xadrez há quatro anos, ele conta que o esporte o ajudou a fazer amigos e a melhorar até o desempenho em algumas disciplinas.
“A prática ajuda bastante em algumas áreas de exatas. Meu desempenho aumentou bastante, principalmente porque agora eu consigo focar melhor, tenho mais facilidade em cálculos”, afirma Felipe.
O campeonato
O campeonato foi dividido em duas partes. Na primeira, sábado (12), os 50 melhores colocados nas partidas passaram para a etapa final, que aconteceu no domingo (13). Nesta etapa, eles disputaram entre si e o receberam os certificados de acordo com a posição conquistada.
As ações não param com o fim do campeonato. Os melhores colocados farão parte de uma divisão por faixa etária. A equipe será promovida pela Gerência do Desporto Escolar (GEDESC), da Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar da SEEDF.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os competidores jogaram por três horas o Xadrez Suíço, todos competiram na mesma categoria. “Cada um disputou oito partidas de dez minutos cada, na plataforma oficial do evento, Lichess. Somados os pontos, ficaram os 50 classificados para a segunda e última fase”.
Para quem não pôde conferir o campeonato, toda a transmissão online está disponível no canal Educa DF. Confira abaixo os dois dias de competição.