conecte-se conosco

Política

Congresso aprova uso de avião agrícola no combate a incêndio florestal

Proposta foi hoje aprovada na Câmara dos Deputados

Divulgação/Cenipa

Aviões de uso agrícola poderão ser utilizados no combate a incêndios florestais. O texto, de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), altera o Código Florestal e o Decreto-Lei 917/69, que trata do emprego deste tipo de aeronave no país.

A proposta já tinha sido aprovada no Senado e, nesta quarta-feira (22), recebeu o aval dos deputados. “A medida é uma necessidade do país”, afirmou o deputado José Medeiros (PL-MT), relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em Mato Grosso, no ano passado, a associação dos aviadores se dispôs a fazer o trabalho, mas houve uma série de empecilhos burocráticos”, disse.

Planos de contingência

Pelo texto que agora segue para a sanção presidencial, os planos de contingência para combater incêndios florestais , elaborados por órgãos ambientais, devem traçar as diretrizes para uso da frota aeroagrícola.

As aeronaves devem atender normas técnicas definidas pelo poder público e ser pilotadas por profissionais qualificados para a atividade. Além disso, a política de emprego da aviação agrícola na atividade de combate a incêndio em todos os tipos de vegetação deve ser proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o texto, a atividade poderá ser incentivada pelo poder público e constar de políticas, programas e planos governamentais de prevenção e combate aos incêndios florestais, passando inclusive pela formação e treinamento de pilotos.

Por Agência Brasil

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Distrito Federal

Seria Giovanne Machado uma nova voz na política para o Entorno de Brasília?

A possibilidade de uma eleição de Giovanne Machado como deputado estadual e Hildo do Candango como deputado federal também faz todos olharem com maior interesse para o que esta eleição pode significar para Águas Lindas e Entorno de Brasília com duas figuras importantes representando a região.

Publicado

on

Foto: reprodução redes sociais Giovanne Machado

Começa o ano eleitoral e os olhos de diversos líderes políticos se voltam para a Região Metropolitana de Brasília. As cidades do Entorno, como são conhecidas, sempre garantem grande movimentação política não apenas no DF, mas também no estado de Goiás.

Como é de se esperar, as especulações para o cenário político deste ano já começaram mostrando o interesse de alguns líderes no cargo de deputado estadual. Alguns nomes desconhecidos figuram a lista, mas outros tem ganhado cada vez mais notoriedade, como é o caso do então vereador de Águas Lindas de Goiás, Giovanne Machado. 

Giovanne Machado possui uma trajetória política sólida e bem desenvolvida, tendo concorrido ao cargo de vereador pela primeira vez em 2004, se destacou como secretário de Saúde em gestões anteriores e como secretário de Habitação na gestão de Hildo do Candango comandou o maior programa de regularização fundiária da região, com mais de 10 mil imóveis beneficiados.

Se para algumas lideranças Giovanne ainda era um ponto a ser observado, sem dúvida mostrou a que veio na última eleição, quando foi reeleito como o vereador mais votado não apenas em Águas Lindas, mas em todo Entorno do DF.

O vereador, que trabalhou nos últimos anos ao lado de Hildo do Candango, forte liderança no Entorno e Estado de Goiás; foi cogitado para o cargo de prefeito de seu município e para àqueles que permaneciam em dúvida sobre o porquê concorrer como vereador mesmo com resultados expressivos na cidade, agora não resta nenhuma.

O projeto de Giovanne Machado tem se mostrado maior do que muitos ousam arriscar, mas seu histórico de vitórias é promissor o suficiente para a nova empreitada, uma cadeira como Deputado Estadual.

Este seria um grande feito a ser acrescentado à lista de Giovanne, que se tornaria o segundo deputado estadual de Águas Lindas de Goiás na história da cidade. O primeiro a conseguir uma cadeira como deputado pelo município foi Hildo do Candango, anos atrás.

A possibilidade de uma eleição de Giovanne Machado como deputado estadual e Hildo do Candango como deputado federal também faz todos olharem com maior interesse para o que esta eleição pode significar para Águas Lindas e Entorno de Brasília com duas figuras importantes representando a região.

Um fato indiscutível é que estas cidades que formam a Região Metropolitana precisam de representantes que lutem pelo desenvolvimento da região muitas vezes esquecida. O Trabalho desta dupla, com Giovanne se tornando mais uma voz a lutar pelo Entorno, sem dúvida traria grandes feitos à região.

Continue lendo

Distrito Federal

Martins Machado assume Secretaria da Família no DF

A Secretaria foi criada em setembro de 2020 e ao longo desse período vem trabalhando em parceria com entidades sociais e religiosas

Publicado

on

Foto: Divulgação/Agência CLDF

O deputado distrital Martins Machado (Republicanos) assumiu o comando da Secretaria Extraordinária da Família do Distrito Federal nesta quinta-feira (16), após o ex-deputado Iliobaldo Vivas da Silva pedir exoneração do cargo. 

A mudança foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial. O novo chefe da pasta, que também é pastor evangélico, Martins Machado, se licenciou da Câmara Legislativa para assumir a Secretaria da Família. 

A deputada suplente, Professora Maria Antônia (Solidariedade), ex-administradora do Gama no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), em 2015, ficará no lugar do deputado.

Trajetória 

Marcos Martins Machado tem 53 anos, casado com Tatiane Machado, evangélico, radialista e mediador social. Durante anos atuou em trabalhos sociais em diversas ações, sempre com o intuito de servir a população. 

Em 2018, concorreu a uma cadeira no poder Legislativo, sendo eleito como o deputado distrital mais votado no pleito com 29.457 votos. Nesta quinta-feira (16/12), assumiu a Secretaria Extraordinária da Família, onde foi bem acolhido pela equipe. 

“A Secretária Extraordinária da Família dá boas vindas ao seu novo secretário de Estado, Martins Machado. Estamos de braços abertos e confiantes, pois sabemos que ele dará continuidade ao trabalho que a SEFAM vem desenvolvendo em prol das famílias do Distrito Federal”, diz a postagem. 


Martins Machado publicou uma nota oficial na sua página do Instagram comunicando o seu licenciamento do cargo de deputado distrital e salientando suas expectativas frente a Secretaria da Família.  

“Acredito que nesse momento onde a pandemia deixou muitas sequelas e danos para a sociedade poderei contribuir com o Executivo, por meio da promoção de ações que, em parceria com as demais pastas, possibilitem o resgate da qualidade de vida e da dignidade de todas as famílias do Distrito Federal, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Continue lendo

Distrito Federal

Presidente do PL Jovem DF, Wesley Wenisgton comemora aniversário com festa em Brasília

Celebração aconteceu nesta quarta-feira (1/12) e reuniu várias lideranças políticas

Publicado

on

Em comemoração ao seu 29º aniversário, Wesley Wenisgton deu uma grande festa em Brasília na noite da última quarta-feira (1/12). O evento movimentou as redes sociais onde vários convidados partilharam fotos e detalhes deste momento tão importante.

A festa contou com a presença de 1.200 convidados. A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, o Coronel Vasconcelos, a deputada estadual do PSL, Talita Oliveira, o superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, entre outras lideranças políticas, fizeram questão de estarem presentes no evento.

O presidente do PL Jovem, Wesley Wenisgton agradeceu a presença de todos os convidados que participaram da celebração. “Meu coração está cheio de gratidão a Deus por poder partilhar esse momento tão importante para mim ao lado dos meus amigos e familiares. Me sinto lisonjeado por vocês fazerem parte da minha história”, disse.

Continue lendo

Popular