O primeiro armário inteligente para retirada de encomendas foi instalado pelos Correios no Distrito Federal. A novidade parece um sonho para quem está cansado de esperar as encomendas chegarem em casa ou são privados de receber o serviço por não possuírem um Código de Endereçamento Postal (CEP), já que o consumidor tem a opção de escolher onde e quando retirar o produto encomendado. O primeiro locker, nome dado à nova proposta, foi instalado no Paranoá, na última terça-feira de outubro (27).
Após a implementação do Locker em Planaltina, a proposta dos Correios é expandir a ideia para outras nove cidades do Distrito Federal: Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e São Sebastião. Além das instalações locais, os lockers também devem chegar aos demais estados brasileiros.
Saiba como funciona o armário
Para a retirada do produto esperado, após a efetivação da compra e o tempo de espera para o transporte do pedido, os Correios enviam ao destinatário um código em formato numérico ou em QR Code, a ser apresentado ao leitor do armário inteligente no momento da retirada. Sem custo algum para os destinatários, o consumidor tem até três dias para resgatar o pacote.
Com acesso liberado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, os destinatários anteriormente precisam se cadastrar no IdCorreios para utilizar a inovação. Para que funcione, na hora da compra online, é necessário inserir o CEP do locker (71570-989) e o CPF ou CNPJ do destinatário.