Distrito Federal

Covid-19: DF vai aplicar 10 mil testes rápidos para avaliar transmissão da doença

A pesquisa será realizada aplicando 10 mil testes rápidos nas 33 regiões administrativas, por meio de sorteios

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Com a finalidade de estudar uma possível segunda onda da covid-19 no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde vai realizar um inquérito epidemiológico na região. A ação tem início na próxima semana e tem como objetivo verificar a taxa de transmissão e a circulação da doença ao aplicar testes em todo o DF.

De acordo com a pasta, serão aplicados 10 mil testes rápidos nas 33 regiões administrativas do DF. Contudo, o resultado deve ser divulgado apenas no fim do ano. Após o resultado, a Secretaria poderá pensar em novas estratégias de combate ao novo coronavírus.

Durante coletiva realizada na sede da pasta, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, informou que a ação de prevenção integra o Plano Estratégico de Combate ao Coronavírus no Distrito Federal – Ações de Enfrentamento 2020-2021.

Como será feita a pesquisa

Segundo o site da Secretaria, na metodologia da pesquisa, a pasta selecionará 30 locais de cada região. Após essa seleção, sete casas serão escolhidas e, em cada casa, uma pessoa será testada. Participam do teste apenas pessoas maiores de 18 anos.

A segunda onda da covid-19 chegou há algumas semanas em países da Europa, que estão enfrentando novamente as medidas de higiene. A alta na taxa de transmissão chegou alguns meses após a estabilidade na região. De acordo com Osnei Okumoto, a ideia é evitar que o mesmo aconteça no DF, por isso, a pesquisa se torna tão relevante.

“Estamos saindo na frente, nos precavendo caso tenha uma possível transmissão mais acentuada e, dessa forma, dar as respostas de imediato”, afirma o secretário.

Covid-19 no DF

Dados do Ministério da Saúde apontam que até essa segunda-feira (10), há 217.370 casos confirmados de covid-19 no DF. Já o número de óbitos chegou a 3.775. A unidade federativa ocupa a 11ª posição no ranking de estados com maior número de casos confirmados da doença no país.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile