Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Thássia Naves, Manu Gavassi, Whindersson Nunes, Juliette Freire, Carlinhos Maia, Felipe Neto e muitos outros. Esses são alguns dos muitos nomes de quem trabalha como influenciador digital. O conteúdo pode até não agradar, mas não dá para negar a relevância da profissão. Só em 2021, o setor deve movimentar cerca de R$10 bilhões.
Em Brasília, um nome tem chamado atenção no mercado, estamos falando da engenheira civil, empreendedora e influenciadora digital Ray Milhomem. Aos 27 anos de idade, a jovem comanda a primeira e maior agência de influenciadores digitais do Distrito Federal, a InfluBrasília, que tem como propósito conectar empresas e influenciadores de forma única.
Tudo começou no ano de 2008, nascida e criada em Porto Franco, no Maranhão, aos 14 de idade a jovem escrevia um blog por hobby. O site funcionava com um diário, e tinha assuntos do dia a dia, o que hoje classificamos como lifestyle. Ao mudar para Belém em 2012, para fazer cursinho e estudar para o vestibular, Ray começou a enxergar o trabalho com o blog de forma mais profissional.
“Em 2013, mudei para Brasília e fui contratada por uma marca para divulgar os produtos deles na internet. Era uma marca muito grande, eles estavam apostando em um novo formato de divulgação, fiz o processo seletivo, cumpria carga horária e inclusive, foi o meu primeiro trabalho de carteira assinada”, conta Ray sobre como começou.
Entre as atividades que precisava desenvolver, algumas missões como promover a marca e criar relacionamento com outros influenciadores. De forma muito natural a jovem foi criando uma comunidade, o que alguns anos depois se tornou o InfluBrasília. Com a grande demanda de trabalhos, em 2018 Ray decidiu abrir um CNPJ e transformar a comunidade em uma empresa, a primeira desse tipo na capital federal.
Os influenciadores e a InfluBrasília
O período de isolamento social trouxe um novo cenário no quesito lazer, entretenimento e consumo. Com as restrições de circulação devido a COVID-19, estabelecimentos precisaram fechar as portas e as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, o que resultou em uma mudança significativa na forma consumidos. Dentro desse contexto, os influenciadores digitais começaram a desenvolver um trabalho muito fundamental no sentido de propagar informações.
“Nesse tempo de pandemia, os influenciadores digitais foram muito importantes para as empresas. Antes as marcas não entendiam muito o papel do influenciador, mas com pandemia, muitas empresas precisaram deixar de atender pessoalmente e o marketing de influência teve um boom. Hoje essas mesmas instituições já incluem no orçamento deles uma parte para profissionais da internet”, conta Ray.
Não é de hoje que a profissão abrilhanta os olhos de muita gente, no entanto, o mercado precisa ser profissionalizado. Para quem deseja seguir no meio, a InfluBrasília desenvolve o trabalho de agenciamento, sendo ponte entre empresas e influenciadores. A agência atua com um casting, no qual a seleção é feita anualmente e com um mailing onde os influenciadores podem se cadastrar.
Para Ray Milhomem, diretora da agência, entre os pontos importantes para ser um influenciador digital está a produção de conteúdo com valor agregado, paciência e persistência, além de responsabilidade com a audiência. Entre outros pontos, a agência tem como missão dar visibilidade e oportunidade para novos rostos.
“Um dos propósitos da Influ é dar visibilidade para novos rostos. Reconhecemos que existe uma bolha no mercado. Todo dia novos nomes surgem, então essa bolha precisa ser quebrada. Fazemos questão de mostrar pro cliente novos nomes que estejam alinhados ao discurso e propósito da marca e é isso que elas procuram, uma produção de conteúdo para vincular e humanizar a marca”, finaliza Ray.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).
A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra surpreendeu os seus seguidores ao revelar que vai ajudar um casal em situação de rua que ganhou fama nas redes sociais. Douglas e Gabrielly, que moram em uma barraca no Estado de São Paulo, conquistaram milhares de fãs ao compartilhar a sua rotina de luta e superação.
Em seus stories do Instagram, Deolane Bezerra disse que ficou emocionada com a história do casal e que vai doar uma quantia em dinheiro para que eles possam sair das ruas e alugar uma casa. Ela também se comprometeu a pagar alguns meses de aluguel para que eles tenham tempo de se organizar e buscar novas oportunidades.
O casal agradeceu o gesto de solidariedade da influenciadora e disse que está à procura de um lugar para morar. Eles também afirmaram que pretendem continuar mostrando a sua realidade nas redes sociais e inspirando outras pessoas que enfrentam dificuldades.
Gabrielly e Douglas são um exemplo de superação e alegria. O casal, que vive nas ruas de Santos, em São Paulo, compartilha nas redes sociais vídeos mostrando sua rotina diária. Eles não se deixam abater pelas dificuldades e mantêm o sorriso no rosto.
Em um dos vídeos, publicado na terça-feira (9/1) no Instagram, Gabrielly, que é uma mulher trans, mostra como ela e o namorado se organizam para trabalhar e cuidar do espaço onde dormem. Eles lavam a louça, desinfetam a lona, arrumam as roupas e até fazem uma faxina no chão. Tudo isso com muito bom humor e carinho.
O casal também tem uma companheira fiel: a cadela Milanine, que se delicia com o café da manhã oferecido pelos donos. Os vídeos de Gabrielly e Douglas já somam milhares de visualizações e comentários elogiando a atitude e a simpatia deles.
Um vídeo que circula nas redes sociais desde a última semana tem gerado muitas risadas e surpresa entre os internautas. O vídeo registra o momento em que um trio de amigos é surpreendido por um invasor de queijo em um restaurante.
Os três amigos haviam pedido um prato típico brasileiro, composto por batata frita, mandioca, calabresa e queijo derretido. Quando o garçom se aproximou para servir o queijo sobre o prato, um homem que passava pelo local não resistiu à tentação e pegou um pedaço da comida com a mão, fugindo em seguida.
A reação dos clientes foi de espanto e incredulidade. Eles não conseguiram identificar o autor da façanha, nem o motivo da sua atitude. O vídeo foi gravado por um dos amigos, que compartilhou nas redes sociais com a legenda: “Quem é esse cara? Ele roubou nosso queijo!”
O vídeo viralizou rapidamente e recebeu milhares de comentários, curtidas e compartilhamentos. Muitos internautas se divertiram com a situação e criaram memes, piadas e teorias sobre o invasor de queijo. Alguns sugeriram que ele era um fã de queijo, outros que ele estava com fome, e alguns que ele tinha um transtorno compulsivo.
O local onde o vídeo foi gravado não foi confirmado, mas alguns internautas especularam que se tratava de um restaurante em Minas Gerais, estado conhecido pela produção e consumo de queijo. O invasor de queijo ainda não foi identificado, mas já se tornou uma celebridade na internet.