A economia criativa está em alta no Distrito Federal e acaba de gerar mais de R$ 9 bilhões em 2022, representando 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da capital federal. Os dados foram divulgados na terça-feira (18) pelo 2º Relatório Panorama Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB).
A economia criativa envolve a criação de bens culturais, artísticos e inovadores, que podem incluir desde costura e marcenaria até literatura e música, passando por moda, design e montagem de palcos para shows e eventos. A pesquisa da UCB mapeou mais de 90 mil agentes criativos em diferentes regiões administrativas do DF, incluindo pessoas e empresas que atuam ativamente nesses processos.
Segundo o professor Alexandre Kieling, coordenador da pesquisa, o DF se tornou um local propício para o desenvolvimento da arte e da inovação, reunindo culturas de várias regiões do país. Além disso, a cidade já foi reconhecida e classificada pela Unesco como cidade criativa do design, graças à sua concepção arquitetônica.
A pesquisa identificou quatro classificações para o setor: Atividade Criativa Primária (C1), Indústrias Culturais (C2), Indústrias Complexas (C3) e Atividades Criativas Relacionadas (C4). A maioria dos agentes criativos do DF (quase 60%) está concentrada na categoria C3, que engloba publicidade, educação, turismo, eventos, feiras, festas, software, mídias, audiovisual, arquitetura, moda, gastronomia e jogos. Essas indústrias complexas geram importantes volumes de produção, ocupação de trabalho e, portanto, riqueza.
O Panorama da Economia Criativa do DF foi realizado pela UCB a pedido da Fecomércio e sua Câmara Empresarial de Economia Criativa, com o apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, além de recursos de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF).
A Fundação fomenta a pesquisa e apoia a economia criativa por meio de editais e patrocínio de eventos no Distrito Federal, incluindo a 1ª Feira de Empreendedorismo Turístico e Criativo (Fetuc), a 2ª edição do Innova Summit e a 1ª Feira de Inovação em Cultura e Economia Criativa do DF. Em 2022, foram mais de 18 eventos apoiados pela FAPDF.
Pesquisa
A pesquisa da Universidade Católica de Brasília (UCB) teve início em 2022 e passou por duas etapas até o momento. Na primeira, mais de 3 mil documentos foram analisados, culminando na segunda fase, cujos resultados foram divulgados recentemente.
De acordo com o coordenador da pesquisa, os objetivos das duas fases convergem na análise das potencialidades e vocações do mercado da economia criativa nas regiões administrativas do Distrito Federal, visando à apresentação sistematizada de cenários de consumo para os domínios criativos da capital.
A terceira fase da pesquisa, que ainda está por vir, terá como objetivo medir o potencial mercadológico das regiões administrativas, investigar as práticas de consumo nos locais com maior participação na economia do DF e projetar públicos existentes e potenciais.