O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai oferecer um total de até 34.800 vagas para a coleta de biometria até o fim do ano. O órgão criou o mutirão para amenizar a diminuição dos atendimentos durante a pandemia.
Desde a última quinta-feira (12), o órgão iniciou a força-tarefa disponibilizando 18.400 vagas para o procedimento. Ao perceber o aumento da demanda, houve o acréscimo de mais de 8.400 vagas apenas para o mês de novembro. A princípio, para o mês de dezembro, a população poderá usufruir de 11.600 horários para realizar a coleta de biometria.
Coleta de biometria
Em virtude da interrupção do serviço durante meses, a procura pela coleta de biometria está sendo maior do que o esperado. Dessa forma, o intervalo entre um procedimento e outro diminuiu de 15 para 10 minutos.
De acordo com o Detran o mutirão deve seguir até o fim do ano para atender às solicitações em atraso e tentar possibilitar a normalização do número total de procedimentos.
“A ampliação do atendimento é uma medida temporária que visa atender a demanda reprimida gerada em razão das medidas de contenção, realizadas nos últimos meses, em relação à pandemia da Covid-19. Mesmo operando com 100% da capacidade de coleta biométrica desde 14 de setembro, o Detran-DF identificou uma grande procura pelo serviço, diz trecho do comunicado.
O órgão aproveitou para comunicar que a diminuição entre os intervalos das coletas de biometria não afetará os protocolos de higiene contra a covid-19. Contudo, todos os usuários devem obedecer às normas de segurança e adentrar ao local com máscara.
Como agendar
O Detran disponibiliza duas opções para realizar o agendamento da coleta de biometria. Tanto pelo site quanto pelo aplicativo na Play Store (Android) e App Store (iPhone). A princípio, o usuário deve se cadastrar no sistema ao fornecer dados pessoais e uma senha.
Por fim, deve-se selecionar o dia e a unidade do Detran para realizar a coleta de biometria. Recomenda-se chegar com antecedência para não gerar atraso nas filas, além de portar um documento oficial com foto e comprovante de residência.