Distrito Federal

DF amplia públicos para vacinação contra a gripe

A partir desta segunda (10), os imunizantes estarão disponíveis para todos os grupos prioritários. Mais de um milhão de pessoas poderão se vacinar em 130 locais na capital; confira a lista

Publicado

on

Divulgação/SES

A partir desta segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra a influenza de 2023 será ampliada para atender todos os grupos prioritários nos 130 pontos de imunização, incluindo ações aos fins de semana. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria de Saúde (SES).

A imunização, que anteriormente estava disponível apenas para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, agora inclui idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, professores de escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e povos indígenas.

A SES recomenda que as pessoas compareçam a um dos locais de vacinação com documento de identificação, cartão de vacina e, se necessário, comprovante da situação clínica, doença crônica ou profissão. A vacinação não é recomendada para pessoas com febre, sintomas gripais ou contaminadas pela covid-19.

No caso de alergia a ovo, a vacina pode ser tomada por pessoas que apresentam urticária, mas se houver manifestações alérgicas mais graves, a vacina pode ser administrada sob supervisão médica em ambiente adequado para tratamento de possíveis reações.

A imunização contra a gripe é capaz de reduzir a intensidade dos sintomas quando há infecção, especialmente considerando que a influenza possui alta transmissibilidade. A vacina que será aplicada protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria, tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil).

A duração da proteção varia de seis a 12 meses, e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários. Em 2022, o índice de adesão da população foi abaixo do esperado, com uma cobertura abaixo de 60% em alguns grupos prioritários.

A SES realizou um treinamento com as equipes de vacinação que participam da campanha e montou um esforço logístico para garantir o abastecimento de todas as salas de vacina. Serão entregues mais de um milhão de doses, totalizando a expectativa de atendimento a 1.137.399 pessoas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile