Distrito Federal

Ataque hacker obriga GDF a tirar sites do governo do ar

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) está conduzindo as investigações.

Publicado

on

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Uma tentativa de ataque hacker aos sistemas do Governo do Distrito Federal (GDF) nessa quinta-feira (05) obrigou o órgão a tirar os servidores do ar. Após uma invasão nos servidores do site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o GDF permaneceu alerta para um possível acesso proibido aos dados. Dessa forma, alertou a Subsecretaria de Energia (Sutic), que já trabalha para resolver o incidente.

Até a manhã desta sexta-feira (06), os sistemas continuam fora do ar. Sites das Secretarias, Polícia Civil, Polícia Militar e do Diário Oficial do DF, dentre vários outros estão totalmente offline. A mensagem “Nâo é possível acessar esse site” aparece em todas as tentativas.

A decisão de tirar do ar é uma resposta à tentativa de ataque dos hackers. Com isso, as equipes de tecnologia da informação trabalham para aumentar a segurança e proteger os dados dos órgãos e instituições.

Secretaria de Economia

O controle dos sistemas de dados dos órgãos do DF fica localizados na Secretaria de Economia. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, as investigações começaram ainda na tarde de quinta-feira e seguem até o momento. Contudo, sem novas atualizações.

Em comunicado, a pasta informou que está “em alerta máximo para possíveis tentativas e já trabalha para resolver o problema”. Para evitar novo ataque hacker no servidores do GDF, a previsão é de que alguns sites permaneçam fora do ar até proteção dos dados. A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) está conduzindo as investigações.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile