Distrito Federal

CEB distribui 250 mil lâmpadas em regiões carentes do Distrito Federal

Além da tradicional substituição de refrigeradores e lâmpadas, o programa ainda prevê a regularização de 500 unidades em situação irregular

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

A Companhia Energética de Brasília (CEB) iniciou nesta segunda-feira (21) as ações do programa Agente CEB, na Cidade Estrutural. O projeto tem como objetivo auxiliar e orientar moradores de regiões carentes do Distrito Federal para o uso racional de energia elétrica.

Durante o programa, os técnicos da companhia vão promover palestras educativas, substituir lâmpadas convencionais pelas de LED e trocar refrigeradores antigos que consomem muita energia por aparelhos novos e mais eficientes em residências de baixa renda.

Além da tradicional substituição de refrigeradores e lâmpadas, a 4º edição do programa vem com uma novidade: também será realizada a regularização de 500 unidades consumidoras em situação irregular, com a instalação do “postinho” (padrão de entrada) e medidor de energia.

Como funciona o programa

Segundo informações da CEB, todo processo é gratuito e a seleção dos beneficiados começa com a visita de um agente de campo às famílias de localidades carentes do Distrito Federal. “Durante as visitas, o refrigerador é avaliado e, se for ineficiente, é agendada uma visita de um eletrotécnico, que valida a indicação e aplica um selo para que o equipamento seja substituído. O Agente também verifica as lâmpadas e, caso sejam incandescentes ou fluorescentes, o morador receberá as LED’s, até o limite de cinco, para colocar na residência”, explicou a companhia.

Condições de participação

No entanto, de acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, para participar do programa é preciso ser cliente da companhia, estar adimplente e previamente incluído no Cadastro Único de assistência social do Governo Federal. “Além disso, deve possuir uma geladeira funcionando com, no mínimo, 10 anos de uso e até cinco lâmpadas florescentes compactas, incandescentes ou alógenas”.

Por onde passa o Agente CEB

Além da Estrutural, a ação prevê o atendimento em Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Varjão, Sobradinho II, Planaltina, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Samambaia.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile