Distrito Federal

CLDF cria voluntariado ambiental para preservação do Cerrado

Publicado

on

Foto: divulgação | Brasília Ambiental

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) criou o voluntariado ambiental como ação de seu programa de voluntários, que visa contribuir para a preservação e proteção das unidades do Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza. A fundação foi publicada no Diário Oficial da CLDF nesta quinta-feira (12/11).  

A presidente do comitê executivo do programa, Rafaela Abrantes, explica que o principal foco do voluntariado é chamar a atenção para questão ambiental, especialmente a preservação para controlar o desmatamento. A primeira ação do grupo deve acontecer ainda em novembro deste ano, que será o plantio de mudas do Cerrado no Parque Ezechias Heringer, no Guará. 

O programa visa também promover medidas de recuperação de áreas degradadas, com sua revegetação com espécies nativas e exóticas, de acordo com definições técnicas dos órgãos competentes. A atuação do voluntariado deve, futuramente, contar com parcerias com órgãos públicos e privados. 

Outra ações do programa

O programa de voluntariado da CLDF já realizou várias ações de auxílio à população brasiliense nesse período de pandemia. Alguns exemplos foram a doação de 750 cestas básicas ao Comitê de Emergência Covid-19 do GDF; a participação na Campanha do Agasalho e do Dia da Criança; e a entrega de 1.000 aventais hospitalares descartáveis para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). 

Vale lembrar que todas as ações do programa de voluntariado da CLDF não gera aumento de despesas. Os servidores que se dispõem a participar, vão exercer as atividades fora dos horários de trabalho e sem qualquer remuneração a mais. 

Por: Yasmin Gurgel

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile