Após o Governo de São Paulo anunciar a campanha de vacinação contra a covid-19 para início em janeiro de 2021, a ação repercutiu entre os demais estados do país. O governador João Doria informou que a CoronaVac é a vacina escolhida para usar na população. Secretaria de Saúde do DF informa que “está em fase de desenvolvimento um amplo planejamento sobre a estratégia de vacinação da população do Distrito Federal contra o coronavírus”.
De acordo com Doria, o primeiro grupo a receber a vacina contra a covid-19 serão os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas de São Paulo. A campanha começa no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Os idosos também fazem parte do primeiro grupo da campanha de vacinação e começam a tomar as doses a partir do dia 8 de fevereiro. Serão duas doses divididas em cinco categorias. A segunda e última vacina da campanha que começa em janeiro será aplicada em 22 de março. Confira o cronograma na tabela abaixo.
Público -1ª fase
1ª dose
2ª dose
Profissionais da saúde, indígenas e quilombolas
25/01
15/02
75 anos ou mais
08/02
01/03
70 a 74 anos
15/02
08/03
65 a 69 anos
22/02
15/03
60 a 64 anos
01/03
22/03
Situação no DF
A Secretaria de Saúde do DF vai aguardar diretrizes do Ministério da Saúde para verificar como será a campanha de vacinação na capital. Está em andamento um inquérito epidemiológico para verificar a atual taxa de contaminação do vírus da covid-19. Além disso, a pasta confirmou que está fazendo um estudo de quantos espaços da rede pública de saúde poderão servir de postos de vacinação.
Em comunicado, a Secretaria informou outras ações que vão ser tomadas em relação às estratégias de vacinação para a população brasiliense.
“Estruturação desses locais para receber e armazenar as vacinas; estruturação do setor de compras públicas, objetivando a aquisição de seringas e contratação de câmaras frigoríficas; seleção de profissionais de saúde da própria rede pública para a aplicação das vacinas”, diz trecho do comunicado.
Ao contrário de alguns governadores que já manifestaram o desejo adquirir doses da CoronaVac, o GDF está indo em direção mais conservadora. O comunicado da Secretaria finaliza informando que tem acompanhado o Ministério da Saúde quanto aos assuntos relacionados às vacinas contra a covid-19.
“A Secretaria de Saúde vem acompanhando as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde sobre a compra e a aplicação da vacina no Brasil, e atuando previamente, dentro de suas atribuições, para que a campanha de vacinação seja executada com êxito em todo o Distrito Federal”, finaliza a nota da Secretaria de Saúde.