Tanto os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) quanto os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) estavam fechados desde março. As equipes estavam atendendo durante esses quase 10 meses de forma remota. Entretanto, os atendimentos presenciais voltaram a acontecer.
O retorno dos atendimentos diretamente na unidade só foi possível devido a um novo sistema de agendamento online. Nesse sistema, a população marca o atendimento com antecedência e garante a segurança de todos os envolvidos.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), há 4.982 vagas para atendimento nos Cras e Creas para as próximas semanas. Ao todo, há 27 Centros de Referência em Assistência Social e 11 Centros de Referência Especializados em Assistência Social no DF. Apesar do retorno presencial, cabe às famílias optar se o atendimento será remoto ou nas próprias unidades. No próximo dia 22, a Sedes vai abrir novas vagas para os 30 dias seguintes, já por meio do novo sistema de agendamento.
Como agendar
Para agendar atendimento, clique neste link. Nele, o usuário deverá selecionar obrigatoriamente o tipo de unidade de atendimento. Feito isso, o site pedirá para o usuário fornecer dados pessoais, como por exemplo nome completo e CPF.
Por fim, deve-se informar o motivo de estar procurando atendimento e se será presencial ou remoto. Caso o usuário não queira ou não possa fazer o agendamento pelo site, a Sedes disponibiliza a marcação também pela Central 156, opção 1.
As datas e horários serão designadas pelo próprio sistema, que avalia as condições de cada família por meio de uma pontuação. Dessa forma, ele marca os atendimentos segundo prioridade e necessidade de cada uma das famílias.