Em publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (28), o Executivo Local confirmou a abertura de 23 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Os leitos serão prioritários para paciente com casos confirmados do novo coronavírus.
Os 23 leitos serão distribuídos entre duas unidades. Sendo 12 leitos de UTI adulto covid-19 no Hospital Regional do Gama (HRG) e outros 11 leitos no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). De acordo com a publicação no DODF. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai financiar os leitos por 12 meses.
A necessidade de custear novos leitos no país foi acertada em uma reunião entre Ministério da Saúde, a diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a diretoria do Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A reunião ocorreu em 26 de novembro, porém, apenas no fim de dezembro que o GDF publicou a deliberação. Ao todo, cerca de 5.000 leitos de UTI para pacientes com covid-19 serão liberados em todo o país.
Leitos de UTI no DF
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no DF está em 85,09%. Ou seja, dos atuais 161 leitos para tratamento de pacientes com covid-19, 137 estão ocupados. Os dados são da Secretaria de Saúde, referentes a domingo (27).
Entre as unidades com maior ocupação de leitos da UTI para a covid-19, o hospital de campanha da PM lidera com 75 leitos ocupados. Em segundo lugar está o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com 19 leitos, seguido do Hospital Daher do Lago Sul, com 15 leitos.
Do total de leitos de UTI prontos para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus, 9 estão bloqueados ou aguardando liberação, sendo 7 do HBDF e 2 do Hospital Santa Marta.
Na rede privada, a taxa de ocupação está menor que na rede pública de saúde. Dos 189 leitos disponíveis, 142 estão ocupados. Esse número representa 75,1% de ocupação das UTI’s de combate à covid-19.