Distrito Federal

DF vai ganhar novo sistema de bicicletas e patinetes públicos

A alternativa de transporte funcionará 24h por dia, todos os dias da semana

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Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A partir de janeiro, o Distrito Federal contará com um novo sistema que contará com 1,2 mil bicicletas e patinetes públicos. As empresas responsáveis pelos veículos tinham até 18 de dezembro para apresentarem propostas de implementação, operação e manutenção do Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do Distrito Federal. No entanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade prorrogou o prazo para dia 5 de janeiro.

O novo sistema funcionará nos locais com maior demanda, de forma a integrar os deslocamentos dos pedestres com o transporte coletivo. As bikes e patinetes vão estar disponíveis em estações com cerca de 2.040 vagas. O serviço poderá ser ampliado em caso de necessidade ao longo da execução do contrato.

As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de bicicletas e patinetes definidos na proposta. O restante deverá ser disponibilizado aos usuários em até 75 dias após a assinatura do contrato. As áreas a serem atendidas foram divididas em 7 lotes.

Confira os locais definidos pela Semob:

  • Central: Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste
  • Oeste: Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires
  • Leste: Jardim Botânico, São Sebastião, Paranoá e Itapoã
  • Área Central Epia: Guará I e II, SIA, SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante
  • Sul: Santa Maria, Gama e Park Way
  • Sudoeste: Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II
  • Norte: Planaltina e Sobradinho

Como irá funcionar

A implementação, operação e manutenção das bicicletas e patinetes públicos não vão gerar custos ao GDF. Os contratos terão vigência de 60 meses e as operadoras deverão oferecer planos diferenciados para usuários eventuais, habituais e de uso intenso.

O serviço deverá funcionar todos os dias da semana, em tempo integral, para retirada ou devolução. Os patinetes e as bicicletas poderão ser motorizados e movidos a energia elétrica, com potência de até 35W e velocidade máxima de 20km/h.

O edital prevê ainda que o acesso e uso das bicicletas e patinetes sejam disponibilizados através de aplicativos de celular (smartphone), por estações fixas ou não, integrada aos outros modais. Além disso, deverão ter equipamentos de segurança obrigatórios, e atender às normas e especificações técnicas para assegurar o bom uso e a segurança dos usuários.

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