O segundo turno das eleições 2020 acontece neste domingo (29) e muitas pessoas ainda estão com dúvida se podem participar ou não, da votação. Segundo a Justiça Eleitoral, os pleitos são distintos. Dessa forma, quem não votou no primeiro turno pode sim, votar no segundo.
Para os eleitores que não votaram no primeiro turno, precisam, obrigatoriamente, justificar a ausência. O procedimento pode ser feito inteiramente pelo aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para quem não justificar, deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno ausente.
Eleições no Entorno
Moradores do DF que ainda têm o título de eleitor vinculado às zonas eleitorais das cidades do Entorno, participam das eleições normalmente. Nas eleições municipais de 2020, vereadores e prefeitos concorreram às vagas.
No Entorno, as disputas para prefeito continuam. Goiânia e Goiás têm mais de 200 mil eleitores, cada e nenhum dos candidatos à prefeitura recebeu mais da metade de votos no primeiro turno. Dessa forma, concorrem novamente neste domingo.
Em Goiânia, a disputa no segundo turno ao cargo de prefeito terá Maguito Vilela (MDB), que obteve 217.194 votos no primeiro turno, representando um total de 36,02% dos sufrágios. Além dele, Vanderlan Cardoso (PSD), também concorre, após receber 148.739 votos, um total de 24,67%.
Em Anápolis, a disputa em segundo turno continua sendo por dois homens. Antônio Gomide (PT) recebeu 50.843 votos, conquistando 28,87% do total. Ao passo que Roberto Naves (PP) ganhou 82.139 votos, isso representa 46,64% dos votos. A disputa quase que acabou ainda no primeiro turno, porém, Naves não chegou a receber metade mais um, dos votos válidos em Anápolis.
Exercendo a democracia
A pandemia do novo coronavírus afetou a participação dos eleitores nas eleições de 2020. De acordo com o TSE, a abstenção no primeiro turno das eleições ficou em 23,14%, quase um quarto do eleitorado do Brasil. Ainda assim, o número ficou menor que o previsto pelo Tribunal. O percentual de abstenção foi de 20,33% em 2018 e 17,58% em 2016.
Por estar trabalhado no primeiro turno, a auxiliar de limpeza Cléia da Silva não pôde comparar às urnas e já justificou a ausência pelo e-Título com ajuda do filho. Fora da escala de plantão neste domingo, ela tem a oportunidade de votar e destaca que está ansiosa para exercer a democracia.
“Não tem melhor oportunidade para exercermos a democracia do que em uma eleição. É por isso que esse fim de semana eu já vou para Goiânia visitar a família e votar em um candidato que eu acho que vá mudar as coisas. Apesar de não morar mais lá, quero o melhor para minha família e amigos”, afirma Cléia.