O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou na manhã desta sexta-feira (18) o Plano Distrital de Vacinação contra a covid-19 durante coletiva de imprensa. O plano tem previsão de início em 2021 e vai começar com os grupos prioritários estipulado pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, destacou que o GDF está pronto para receber as vacinas e conta com uma equipe de logística para cuidar do armazenamento. Ele afirmou ainda que há quantidade de seringas no DF o suficiente para imunizar a população.
Salas de vacinação
Ao todo, mais de 160 salas de vacina serão montadas para atender toda a população do DF. A Secretaria de Saúde também confirmou que adquiriu cerca de 7,8 milhões de seringas e agulhas. Parte do montante já está em poder do Executivo local, o restante em fase de finalização.
O secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto, tranquilizou a população ao afirmar que todos os profissionais de saúde envolvidos no plano de vacinação estão treinados.
“Temos 1.500 funcionários destinados a esse trabalho da vacinação. Sendo que, todos eles são devidamente treinados. O Ministério da Saúde dispões de 19 vacinas para todo o Brasil, para todos os estados e Distrito Federal, que participam do calendário normal de vacinação, da rotina que nossas salas de vacinação fazem.
Para atender melhor cada cidade, a pasta dividiu todas as salas de vacina entre as Regiões de Saúde no DF. Confira abaixo a tabela com o número de salas de vacina em cada região.
Região de Saúde
Nº de salas de vacina
Sul
22
Centro-Sul
15
Central
21
Sudoeste
24
Oeste
19
Norte
37
Leste
23
Região de Saúde Central: Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte, Vila Planalto, Lago Norte, Lago Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal;
Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Cidade Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA);
Região de Saúde Sudoeste: Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia.
Previsão e cronograma
A chefe do Núcleo de Redes de Frio, Tereza Luíza Pereira afirmou que a Secretaria de Saúde vai seguir o Plano Nacional de Vacinação, elaborado pelo governo federal.
Dessa forma, as três primeiras fases do Plano de Vacinação Distrital vão seguir diretrizes do Ministério da Saúde. Isso significa que profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades estão entre as primeiras pessoas a receberem as doses. Confira abaixo a população que entram na lista de prioridade.
trabalhadores da área de Saúde;
idosos (acima de 60 anos);
indígenas;
pessoas com comorbidades;
professores (do nível básico ao superior);
profissionais de forças de segurança e salvamento;
funcionários do sistema prisional.
Em relação à previsão de vacinas contra a covid-19 aplicadas nas primeiras fases, Tereza Luíza Pereira destacou que dependerá do número de vacinas. Dessa forma, esse estudo só estará pronto após o GDF receber oficialmente o número de vacinas que chegará à região.
Por fim, a chefe do Núcleo de Redes de Frio confirmou que toda e qualquer vacina só será comprada após terem o licenciamento aprovado pela Anvisa. A maioria das vacinas serão aplicadas em duas doses.
A informação dada durante a coletiva de imprensa é de que há, atualmente, o desenvolvimento de um sistema de banco de dados das vacinas. Dessa forma, toda dose vai ser atrelada ao CPF do cidadão. Com isso, ao voltar para tomar a segunda dose, o próprio sistema apontará a informação de qual dose e de qual laboratório a pessoa receberá a vacina.
Prioridade
Em primeiro momento, a informação repassada pela Secretaria é de que todo o Plano de Vacinação Distrital terá como objetivo reduzir o número de mortes. As três primeiras fases se aplicarão justamente à parte da população que hoje está mais vulnerável à contaminação da covid-19.
Outro ponto destacado pela equipe é de que, atualmente, o Brasil não conta com uma produção de vacinas, tendo que importar doses e insumos de outros países. Com isso, as primeiras semanas e meses serão para gerenciar e estabilizar a situação crítica que o país passa em relação ao aumento de casos.
A equipe logística da Secretaria informou também que a previsão é de que todas as vacinas sejam transportadas em 48 horas após o recebimento. Dessa forma, o GDF contará com locais de armazenamento e transporte para mover as doses da vacina para as mais de 160 salas de vacina.
O evento, que foi transmitido online, contou com a presença do secretário de Saúde, Osnei Okumoto; o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez; o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins; a médica substituta do subsecretário de Assistência Integral à Saúde, Arilene de Souza Luís; e a chefe do Núcleo de Redes de Frio, Tereza Luíza Pereira.
Presidente do Santos revela tentativas de contratar Neymar e Gabigol
Marcelo Teixeira compartilha detalhes sobre os esforços do clube para trazer as estrelas, mesmo diante das dificuldades financeiras, e a busca por parcerias para viabilizar as negociações
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Santos, o presidente Marcelo Teixeira revelou que o clube fez esforços para contratar Neymar e Gabigol, mas sem sucesso. Mesmo com a situação econômica do clube, Teixeira acreditava na viabilidade de trazer a dupla, especialmente com o projeto que havia sido montado para essa empreitada.
Atualmente, Neymar segue no Al-Hilal, da Arábia Saudita, enquanto Gabigol, ex-jogador do Flamengo, tem contrato firmado com o Cruzeiro para 2025.
Teixeira destacou a fase complicada que o Santos vive financeiramente, após o retorno à Série A, mas ainda assim acreditava que a contratação de Neymar poderia ser viável dependendo das negociações com o clube árabe. O presidente explicou que, se houvesse dificuldades com o Al-Hilal e um possível acordo entre os clubes e o staff do jogador, o Santos estaria pronto para apresentar sua proposta.
“Não estamos nos vangloriando, mas a realidade é dura. O Santos, até 2023, viveu uma fase triste, mas em 2024 já se mostrou forte, chegando à final do Campeonato Paulista e conquistando a Série B. Não estou aqui para me gabar disso, mas é a realidade”, comentou Teixeira.
Sobre Gabigol, o presidente deixou claro que o clube não tem recursos financeiros para contratá-lo diretamente. No entanto, a gestão estava disposta a buscar parcerias e investir em projetos, assim como fez em 2009, ao trazer Marta e Cristiane para o futebol feminino, com custo zero para o clube.
“Não temos condições de pagar Neymar ou Gabigol diretamente. Mas, assim como fizemos com Marta, buscamos parcerias. Já apresentamos a proposta para o Gabriel e seu staff, que estão cientes da nossa proposta. A decisão está nas mãos deles, mas o Santos já fez sua parte em relação à formação do grupo para 2025″, concluiu o mandatário.
Jô é libertado um dia após prisão por débito de pensão alimentícia
Atacante, ex-Corinthians e Atlético Mineiro, foi preso em Contagem e liberado após erro de sistema; este é o segundo incidente relacionado ao não pagamento de pensão
O atacante Jô, que teve passagens pelo Corinthians e Atlético Mineiro, foi solto nesta quinta-feira (19), após ter sido preso na véspera por não pagar a pensão alimentícia de um de seus filhos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Jô foi liberado do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, na Grande Belo Horizonte, no início da tarde, após a emissão de um alvará de soltura. O advogado do jogador, Guilherme Motai, explicou que a prisão foi resultado de um “erro sistêmico” entre os sistemas de justiça da Bahia e Minas Gerais. Após a correção do problema, o alvará foi expedido pela juíza de Itagibá (BA) e confirmado pelo juiz de plantão em Contagem.
Jô foi detido na quarta-feira (18), após um treino pelo time Itabirito, no qual joga atualmente. Após ser levado à delegacia para prestar depoimento, o jogador de 37 anos foi encaminhado ao Ceresp.
A ordem de prisão foi emitida pela juíza Camilli Queiroz da Silva Gonçalves, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Segunda prisão por pensão alimentícia
Esta foi a segunda vez que Jô foi preso devido à falta de pagamento de pensão alimentícia. Em maio de 2024, o atacante foi detido antes de uma partida entre o Amazonas, clube em que jogava na época, e a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Na ocasião, ele passou a noite na delegacia local.
Carreira de destaque
Jô, que iniciou sua carreira no Corinthians, retornou dos planos de aposentadoria no início de 2024 para jogar pelo Amazonas e, em setembro, foi anunciado pelo Itabirito, time que disputará o Campeonato Mineiro e a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.
Além de sua trajetória no Brasil, o jogador conquistou a Libertadores pelo Atlético Mineiro em 2013 e também integrou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014. Jô teve passagens por clubes internacionais, como o Manchester City e Everton (Inglaterra), CSKA Moscou (Rússia) e Galatasaray (Turquia).
A cerimônia FIFA The Best 2024, realizada nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar, foi marcada pelo brilho dos brasileiros. Além de Vini Jr., consagrado como o melhor jogador do mundo, Marta e Thiago Maia também subiram ao palco para receber prêmios que destacaram suas contribuições dentro e fora de campo.
Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo
O atacante do Real Madrid foi coroado o melhor jogador do mundo após uma temporada impecável, na qual liderou seu clube nas conquistas da Champions League e La Liga. Este é o primeiro prêmio de melhor do mundo para um brasileiro desde Kaká, em 2007.
No discurso de agradecimento, Vini Jr. destacou sua trajetória e fez questão de homenagear suas origens: “Represento todas as crianças que sonham, mesmo nas situações mais difíceis. Quero agradecer ao Flamengo, ao Real Madrid e à minha família por acreditarem em mim.”
Marta leva o Prêmio Marta pelo gol mais bonito do futebol feminino
A icônica atacante brasileira venceu a primeira edição do prêmio que leva seu nome, criado pela FIFA para homenagear o gol mais bonito do futebol feminino. Marta conquistou o troféu com um gol espetacular marcado em um amistoso entre Brasil e Jamaica, no qual driblou uma defensora e chutou no ângulo.
Embora não estivesse presente na cerimônia, Marta enviou uma mensagem emocionada:
“É uma honra ter meu nome associado a um prêmio tão especial. Que ele sirva de inspiração para todas as meninas que sonham em fazer história no futebol.“
Thiago Maia recebe o prêmio Fair Play
O volante do Internacional foi premiado pela FIFA com o troféu Fair Play, um reconhecimento por sua solidariedade durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Thiago Maia foi amplamente elogiado por seu papel ativo no resgate de pessoas e animais em áreas atingidas.
Os atos heroicos de Thiago, registrados em vídeos que viralizaram nas redes sociais, conquistaram o respeito de torcedores de diversos clubes. Ao receber o prêmio, o jogador destacou a importância da mobilização coletiva:
“Esse prêmio é de todos que se uniram para ajudar. Foi um momento de dor, mas também de solidariedade e esperança.”
Brasil em destaque no The Best 2024
A edição deste ano do FIFA The Best foi um marco para o futebol brasileiro. O talento, a solidariedade e a inspiração representados por Vini Jr., Marta e Thiago Maia colocaram o Brasil no centro das atenções, reafirmando o impacto global do país no esporte.
Pingback: Coronavac pode ser comprada para o DF? MPDFT solicita mais detalhes!