No início de 2020, a esperança entre os brasilienses era de comemorar as festas juninas com a vacina contra o novo coronavírus em dia. No entanto, a esperança do fim da pandemia da Covid-19 teve que ser um pouco estendida. Na manhã desta quarta-feira (18), o Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou ainda mais os horizontes da pandemia ao decretar o cancelamento do réveillon 2020 e o carnaval 2021. Com a determinação, as fantasias de carnaval devem continuar no armário dos brasilienses e o tradicional show da virada na Esplanada dos Ministérios fica para 2021.
Segundo o Decreto nº 41.482, publicado no Diário Oficial do DF, a determinação consta como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus. O Decreto apenas confirmou os indícios anteriormente apontados pelo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, para a não realização das festas públicas em Brasília. Rodrigues teria encaminhado proposta ao governador Ibaneis Rocha (MDB) aconselhando o cancelamento por falta de condições sanitárias.
Demais medidas
Ainda segundo o novo decreto, fica permitida a realização das atividades coletivas culturais desde que ocorram em estacionamentos. A medida ainda determina que o público permaneça dentro de seus veículos, devendo ser observada a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado.