Distrito Federal

Hospital de Campanha do Mané Garrincha doa todos os equipamentos

A unidade foi desativada em 15 de outubro; por contrato, a doação é obrigatória

Publicado

on

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Com o fechamento do Hospital de Campanha do Mané Garrincha, todos os equipamentos utilizados na unidade foram remanejados em toda a rede pública de saúde do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do DF desativou o hospital de campanha em 15 de outubro.

Por contrato, todos os equipamentos dos hospitais de campanha que são finalizados, são doados aos demais hospitais regionais. O remanejamento é feito de acordo com as necessidades de cada órgão.

Coordenando todas as doações dos equipamentos está a Secretaria de Saúde, que criou critérios para a distribuição dos equipamentos para a rede de saúde. De acordo com a pasta, com os equipamentos já disponíveis, a prioridade é liberar leitos. Além disso, a ação visa criar leitos de cuidados intermediários e substituir equipamentos das UTI’s da rede.

O secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez explica que cada um dos equipamentos servirá para a melhoria dos hospitais no DF, inclusive UTI’s.

“Essa distribuição vai proporcionar a abertura de vagas que estavam bloqueadas e equipar melhor os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede. Além disso, vai abrir novas vagas nos hospitais regionais do Guará e de Taguatinga e modernizar alguns serviços como a de Pneumologia do Hospital Regional da Asa norte, que adquiriu um broncoscópico que era do hospital de campanha”, afirma Petrus.

Equipamentos doados

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os equipamentos do já desativado Hospital de Campanha do Mané Garrincha, foram doados. A pasta divulgou a lista: camas hospitalares, bombas de infusão, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, respiradores, gasômetros, raios-X portáteis, maca para transporte, carro de parada. Além de geladeira para conservação de sangue, biombos, cadeiras de roda, entre outros itens

Não somente os hospitais regionais, mas as superintendências e Unidades de Referência Distritais também receberam os equipamentos médicos.

Prevendo uma possível segunda onda da doença no DF, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, solicitou o remanejamento de diversos equipamentos ao hospital de campanha de Ceilândia. A unidade está à frente no combate à doença e possui vários leitos de UTI especializadas em covid-19.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile