Hospital Guará aposta em musicoterapia como auxílio aos pacientes
Segundo a Secretaria de Saúde, a musicoterapia pode auxiliar no alívio de dores de cabeça, redução da ansiedade e até na tolerância do tratamento contra o câncer
Para tornar o ambiente mais agradável e auxiliar no processo de recuperação dos pacientes, o Hospital Regional do Guará (HRGu) apostou em levar para o centro clínico o projeto musicoterapia, prática conhecida por utilizar a música e o canto no auxílio do alívío das dores de cabeça, da melhora do humor, da concentração e do aumento da capacidade respiratória dos pacientes.
A Federação Mundial de Musicoterapia aponta a prática como um instrumento capaz de desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo. “Para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, afirmam.
Veja como funciona a musicoterapia no SUS
As apresentações no Hospital Guará
Com o início das atividades no fim de outubro, o projeto será executado durante 15 minutos semanais, no Espaço Zen e no jardim de inverno da clínica médica do hospital. Para o devido desenvolvimento, a musicoterapia conta com a parceria de músicos e instrumentistas voluntários da comunidade local. Além disso, os profissionais do hospital são os responsáveis por coordenar as apresentações musicais.
Segundo a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa, a idealização do projeto ocorreu durante as atividades desenvolvidas em prol da campanha Setembro Amarelo, ato voltado para a prevenção ao suicídio. “Em setembro tivemos várias apresentações musicais e notamos melhora significativa do clima organizacional”, contou.
“O principal benefício é trazer momentos de reflexão e de relaxamento com impacto positivo no atendimento ao usuário”, apontou Flávia Costa.
Entenda os benefícios
Segundo informações da Secretaria de Saúde, entre os benefícios terapêuticos apontados pela utilização da música em ambientes hospitalares podem ser citados: a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico. O aumento da disposição e, consequentemente, a redução da ansiedade, do estresse e da depressão também são fatores observados.
Além dos benefícios elencados acima, os pacientes podem sentir alívio de dores de cabeça, aumento da capacidade respiratória, melhora dos distúrbios de comportamento e auxílio em doenças mentais. A músicoterapia ainda tem influência no controle da pressão arterial e pode ajudar no suporte das dores crônicas e na tolerância do tratamento contra o câncer.
*O conteúdo conta com informações da Secretaria de Saúde e da Agência Brasília.