Comportamento

Metrô da 106 Sul recebe exposição Cartazes Cine Brasília

A iniciativa integra a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Publicado

on

Foto: Nityama Macrini/Secretaria de Cultura

Com início nessa terça-feira (15), a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) ocorreu de forma online devido a pandemia do novo coronavírus. O evento foi transmitido de forma online pelo Canal Brasil e plataforma dos Canais Globo. Contudo, uma dessas atrações pode ser visitada presencialmente. A exposição “Cartazes Cine Brasília” está presente no metrô da 106 Sul e reúne 40 peças.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a exposição “leva o nome do principal templo do cinema do Distrito Federal, monumento de Oscar Niemeyer e conhecido por abrigar o FBCB.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, participou da abertura da exposição e comentou sobre a iniciativa. Para o secretário, a ideia é de que a exposição se torne permanente, por conta de todo o contexto por trás do trabalho.

“A ideia é transformar essa exposição, que segue até 15 de fevereiro, em permanente. Isso porque essa estação de metrô chama-se Cine Brasília. Por trás de cada um desses cartazes, temos a história política e cinematográfica do país, com cartazes de filmes brasilienses, brasileiros e até internacionais”, relata Bartolomeu.

Homenagem

Um dos pontos trabalhados na exposição é a memória de artistas e obras importantes para a história de Brasília. A Diretora executiva do FBCB, Érica Lewis também participou da abertura da exposição e destacou a importância que os brasilienses têm em se lembrar das pessoas por trás da história da capital.

“É muito simbólico inaugurar um evento de 53 anos por meio de cartazes, vestígios memoriais de tantos filmes e festivais de outrora. Esse tema será debate em diversas mesas”.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile