Publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (31), convoca 34 profissionais de saúde. A Secretaria de Saúde é responsável pelo chamamento público devido a vacância de profissionais que se aposentaram. De acordo com a pasta, os convocados foram aprovados no concurso de 2018. Eles devem se apresentar, em até 30 dias, no Núcleo de Admissão e Movimentação da Secretaria para tomar posse da nomeação.
Ao todo, foram nomeados cinco médicos intensivistas, dois enfermeiros de família e comunidade. Além deles, 25 técnicos de hematologia e hemoterapia e dois administradores. Eles serão alocados nas unidades com mais necessidade de acordo com cada especialidade dos profissionais. A publicação no DODF é a última convocação de profissionais de saúde em 2020. Eles reforçarão o time de combate ao novo coronavírus.
O chamamento público vem em meio ao Inquérito Epidemiológico realizado pela Secretaria de Saúde, que, até o momento, já visitou nove regiões administrativas. De acordo com a pasta, todas as 33 cidades do DF receberão o Inquérito.
O que diz a Secretaria de Saúde
À frente da pasta, secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto, destacou que a convocação desses profissionais serve para trazer maior reforço à saúde. Eles serão alocados em unidades estratégicas para ajudar no combate à alta da contaminação da covid-19 na população brasiliense.
“É mais um reforço no combate ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, demonstra a preocupação do governo em valorizar os servidores públicos e o trabalho tão importante que eles fazem num ano tão difícil para toda a população”, alega o secretário.
A subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Silene Almeida, explica que mesmo com as limitações impostas pela Lei Federal 173/20, que vedou medidas administrativas que tragam impacto na folha de pagamento, a unidade se comprometeu a continuar empossando servidores para substituir os profissionais que se aposentarem.
“Estamos fechando o ano atendendo a determinação do Governador Ibaneis e do secretário Osnei, que é priorizar o reforço na rede com a contratação dos novos servidores”, afirma Silene.