No primeiro final de semana após o decreto do novo horário de funcionamento de bares e restaurantes no DF, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) vistoriou 127 estabelecimentos entre sexta-feira (04) e sábado (05). Com a fiscalização, 13 comércios foram fechados, 10 multados e nove notificados.
De acordo com a Secretaria, os comércios foram penalizados por estarem desobedecendo ao novo horário de fechamento, ás 23h.
“Os fiscais flagraram aglomerações, ocupação acima de 50% da capacidade, ausência de máscara e de álcool em gel”.
A medida só não será válida pra os dias 24 e 31, véspera de Natal e Réveillon.
Para o chefe do executivo, a publicação da medida foi feita após o descumprimento da regra de distanciamento social nos estabelecimentos. “Quando saímos com esse decreto, já havia uma verificação de descumprimento nesses ambientes; por isso, fizemos exatamente focado nos bares e restaurantes”, justificou.
PM poderá fechar bares e restaurantes
Diante da repercussão da atuação do DF Legal, o governador Ibaneis Rocha declarou que trabalha em uma portaria para que policiais militares da capital possam autuar e fechar os bares e restaurantes que descumprirem as regras.
A declaração foi dada pelo chefe do executivo na manhã desta segunda-feira (07) durante a cerimônia de inauguração de obra na W3 Sul.
“Agora, estamos trabalhando em uma portaria conjunta para que a Polícia Militar também tenha o poder de fechar e autuar esses estabelecimentos”, revelou o governador.
Comerciantes protestam
Ao mesmo tempo em que Ibaneis declarou que pretende dar autoridade para os PMDF fecharem os estabelecimentos, dezena de comerciantes protestavam na manhã desta segunda-feira (07) na frente do Palácio do Buriti. Os manifestantes reivindicavam o decreto de novo horário de fechamento dos estabelecimentos alimentícios.