Um jovem de 24 anos morreu baleado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após o motorista do carro em que ele estava fugir de uma blitz na madrugada deste domingo (29), na região central de Brasília. O motorista, de 41 anos, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e embriaguez ao volante.
Segundo testemunhas, o carro de luxo, uma BMW branca, foi abordado por policiais militares que realizavam uma “operação álcool zero” perto de bares no Eixo Monumental. Os policiais mandaram o motorista sair do veículo, mas ele desobedeceu e acelerou, atingindo um dos agentes. Imagens feitas por um outro condutor que passava pelo local mostram a cena e os disparos feitos pelos policiais contra o carro em fuga.
O carro conseguiu escapar de dois pontos de bloqueio da PMDF, mas foi perseguido até parar em uma rua próxima. O motorista se rendeu e foi detido. No banco do passageiro, estava Islan da Cruz Nogueira, que havia sido atingido pelos disparos e não resistiu aos ferimentos. O policial militar atingido pelo carro foi socorrido e levado ao Hospital de Base, onde recebeu alta médica.
A Polícia Civil foi acionada e registrou a ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia. A PMDF informou que instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias dos disparos e da morte do jovem . A corporação disse que os policiais envolvidos na ação foram afastados das funções operacionais até a conclusão das investigações.
O que diz a PMDF
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que, no início da madrugada deste domingo (29), um veículo foi parado em uma blitz na DF – 010. O condutor desobedeceu às ordens emitidas pelos policiais, acelerou e atropelou um policial militar. Neste momento, disparos foram efetuados contra o veículo.
O veículo foi interceptado na via S1, e foi constatado que o passageiro havia sido atingido. O SAMU prestou atendimento, mas o homem, infelizmente, veio a óbito.
O condutor apresentava evidentes sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Foi emitido um auto de constatação, e o motorista foi conduzido à 5ª Delegacia, onde foi autuado por embriaguez ao volante e tentativa de homicídio contra um agente de segurança.
O policial militar atingido pelo veículo foi levado ao Hospital de Base, onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Visando esclarecer todas as circunstâncias que envolvem o caso, foi instaurado procedimento apuratório pelo Departamento de Controle e Correição (DCC) da PMDF.”