A já tradicional campanha de solidariedade Papai Noel dos Correios começa nesta quarta-feira (18). Por conta da pandemia o processo será quase que inteiramente online. Tanto o envio das cartas quanto a adoção delas por voluntários será pelo Blog do Papai Noel dos Correios.
Já nesta quarta, cerca de 2 mil cartas ficarão disponíveis para adoção por voluntários. O volume representa cerca de 10% do montante dos últimos anos. A redução do número de cartas se deve para evitar aglomerações. Dessa forma, a participação não somente das crianças, mas também dos voluntários, deve ser menor do que nos anos anteriores.
Os voluntários têm até o dia 11 de dezembro para adotar as cartinhas. Contudo, os presentes devem ser entregues até o dia 12 do mesmo mês.
Enviar a cartinha
As cartinhas continuam sendo escritas à mão, só que agora os responsáveis devem tirar uma foto e encaminhar para o Blog do Papai Noel dos Correios. Para encaminhar as cartas para adoção, as crianças devem ter até 10 anos e em situação de vulnerabilidade social.
Os Correios disponibilizam todas as agências do DF para receber as cartinhas de crianças que não têm acesso à internet. Após o recebimento, o estabelecimento realiza a triagem e encaminha as cartinhas ao Blog do Papai Noel dos Correios.
Adotar cartinhas
O processo de adoção das cartinhas também será totalmente online. Para isso, o voluntário deve acessar o Blog do Papai Noel dos Correios, clicar no link “Adotar Agora” e informar o estado em que mora. Dessa forma, após realizar o procedimento, o próprio site disponibiliza uma série de cartinhas, além de informar locais para entrega dos presentes.
Entregando os presentes
A única parte da campanha que será presencial é a entrega dos presentes. Após pegar uma das cartinhas online o voluntário poderá comprar o presente da criança e se dirigir a um dos pontos de coleta. O rol de locais disponíveis para receber os presentes fica disponível no blog assim que os voluntários adotam uma carta.
Por fim, ao levar os presentes, deve-se respeitar o uso das máscaras e o distanciamento mínimo entre pessoas. A princípio, todos os locais de coleta dos presentes adotarão as demais medidas de higiene.