Distrito Federal

Saidão de natal libera 1,8 mil presos da papuda nesta segunda-feira (21)

A Vara de Execuções Penais permitiu ‘saidão’ dos detentos nesta segunda-feira (21) após controle da Covid-19 nos presídios

Publicado

on

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Na manhã desta segunda-feira (21), 1,8 mil detentos do regime semiaberto foram libertos por sete dias das penitenciárias do Distrito Federal. O benefício, concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), é a sétima e última data de 2020 prevista para o ‘saidão’ dos presidiários. Segundo tabela divulgada pela VEP, os presidiários devem retornar, após período de natal com os familiares, no dia 28 de dezembro.

Tabela dos períodos de saída dos presidiários | Foto: Divulgação/VEP

Os beneficiados pela saída de natal são internos do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e da Penitenciária Feminina do DF (PFDF), no Gama. Assim como as demais programações do ano, os detentos foram conduzidos e libertos na Rodoviária do Plano Piloto.

Covid-19 nos presídios

Por causa da disseminação da covid-19 nos presídios do DF, a Justiça determinou a suspensão do ‘saidão’ entre março e setembro deste ano. No entanto, o benefício foi liberado entre os dias 21 e 28 de dezembro por não haver indício de novos surtos do coronavírus nas prisões.

“As referidas saídas foram suspensas desde o dia 21 de março, e o retorno dos benefícios externos, dentre eles as saídas temporárias para todos os internos que dela tenham direito, foi determinado pela juíza da VEP/DF”, divulgou a VEP.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile