Na manhã desta segunda-feira (21), 1,8 mil detentos do regime semiaberto foram libertos por sete dias das penitenciárias do Distrito Federal. O benefício, concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), é a sétima e última data de 2020 prevista para o ‘saidão’ dos presidiários. Segundo tabela divulgada pela VEP, os presidiários devem retornar, após período de natal com os familiares, no dia 28 de dezembro.
Os beneficiados pela saída de natal são internos do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e da Penitenciária Feminina do DF (PFDF), no Gama. Assim como as demais programações do ano, os detentos foram conduzidos e libertos na Rodoviária do Plano Piloto.
Covid-19 nos presídios
Por causa da disseminação da covid-19 nos presídios do DF, a Justiça determinou a suspensão do ‘saidão’ entre março e setembro deste ano. No entanto, o benefício foi liberado entre os dias 21 e 28 de dezembro por não haver indício de novos surtos do coronavírus nas prisões.
“As referidas saídas foram suspensas desde o dia 21 de março, e o retorno dos benefícios externos, dentre eles as saídas temporárias para todos os internos que dela tenham direito, foi determinado pela juíza da VEP/DF”, divulgou a VEP.