conecte-se conosco

Esportes

Pesquisas comprovam que a prática de atividade física ajudam na eficácia de vacinas contra a Covid-19

Especialista da dicas para aqueles que desejam ter uma rotina de exercícios

Foto: Reprodução/ Freepik

Estudos recentes da Universidade de São Paulo, USP mostraram que a prática regular de atividade física tem relação direta com os efeitos positivos da vacina contra Covid-19. A instituição realizou um levantamento com   1.095 voluntários que tomaram Coronavac, entre fevereiro e março deste ano. O grupo foi observado de maneiras diferentes, pois 898 deles tinham doenças autoimunes, dos quais 494 foram classificados como ativos e 404 sedentários. 197 não eram imunossuprimidos.Desse percentual, 128 participantes foram considerados ativos e 69 inativos.

A pesquisa teve um resultado surpreendente e identificou que, nos participantes ativos houve uma maior produção de anticorpos (IgG total), mecanismos de defesa contra o novo Coronavírus. A quantidade de anticorpos neutralizantes (NAb), que impedem o contato do vírus com as células humanas também aumentou. O infectologista do Hospital Anchieta de Brasília, aponta que apesar dos poucos estudos associando os imunizantes contra a covid e atividade física, há evidências dessa relação com outras vacinas.

“Pessoas que praticam regularmente atividade física, tendem a ter uma melhor resposta à vacinação, tanto a resposta celular quanto de produção de anticorpos. E isso potencialmente estaria associado a uma maior eficácia e efetividade das diferentes vacinas”, acrescenta Victor Bertollo. 

Um estilo de vida sedentário pode ser prejudicial para o sistema imune, uma vez que a atividade física atua como moduladora do sistema imunológico, de forma a estabilizar e progredir na resposta fisiológica, minimizando o dano a ser causado. 

Diante da importância do tema, dois projetos de lei estão em votação atualmente, o PL 1211/2020 de autoria do Deputado Martins Machado e o PL 1772/2021, que busca a essencialidade para policiais e bombeiros, juntamente com a presidente do Sindicato das Academias do Distrito Federal, Sindac-DF, Thais Yeleni.

“Somos parte da solução, da luta contra a pandemia e esses PLs são fundamentais para que as pessoas entendam a nossa importância e se cuidem como antes, não deixem a saúde de lado”, ressalta Thais 

Com ajuda do instrutor de musculação da Bodytech Brasília, Jeverson Filipe Pereira Medeiros, O Panorama separou 5 dicas para quem deseja iniciar uma rotina de atividades físicas. 

1- Planejamento

Planejar um bom horário durante o dia para encaixar pelo menos 15-20m de exercícios é de fundamental importância, faça o planejamento do seu dia para que tudo possa ter uma ordem, assim nada sairá ou acontecerá por acaso. 

2 – Determinação e organização

Use seu despertador para lembrá-lo de levantar e caminhar ou simplesmente fazer alguns agachamentos ou flexão de braço. 

3- Estabeleça metas

Estabelecer metas ajuda a se manter motivado(a), mas metas justas, aumente essas metas de acordo com seus resultados, supere a si mesmo. 

4- Chame um amigo para treinar junto

Tenha uma companhia, faça compromisso, mesmo que seja com seu cachorro, com um amigo ou um família, pra correr, andar ou ir à academia, dessa forma um poderá motivar o outro. 

5- Tenha uma alimentação equilibrada 

Faça uma reeducação alimentar, uma alimentação balanceada e focada nos objetivos ajuda a ter uma melhor performance, ajuda a se manter mais disposto(a) e ajuda o corpo a render mais durante o exercícios.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Esportes

O que fez o pequeno Gui, torcedor do Vasco, ser eleito o “Torcedor do Ano” no FIFA The Best 2024

Superação e paixão: pequeno Gui, torcedor símbolo do Vasco, conquista o mundo no FIFA The Best 2024

Publicado

on

Pequeno Gui, torcedor símbolo do Vasco

Guilherme Gandra Moura, conhecido como pequeno Gui, foi homenageado nesta terça-feira (17) durante o prêmio FIFA The Best 2024, ao ser eleito o “Torcedor do Ano”. Ícone entre os cruzmaltinos, Gui emocionou a todos com sua paixão pelo Vasco da Gama, especialmente após superar momentos difíceis de saúde.

Gui ficou conhecido em 2023, quando, após sair de um coma induzido de 16 dias, surpreendeu ao recitar a escalação completa do Vasco logo ao despertar. A história viralizou nas redes sociais e tornou o jovem uma figura querida entre os torcedores do clube carioca e de todo o Brasil.

Com uma doença rara, Gui não deixou que as dificuldades diminuíssem seu amor pelo futebol. Ele se tornou um símbolo de superação, ganhando destaque em eventos do clube e recebendo homenagens como bandeiras com sua imagem nos estádios. Recentemente, teve a oportunidade de encontrar Philippe Coutinho, reforço do Vasco na temporada, consolidando sua posição como um verdadeiro embaixador da torcida vascaína.

Ao receber o prêmio, apresentado pelo ex-jogador Pepe, pequeno Gui encantou o público ao afirmar:

“Ser torcedor é acreditar sempre, mesmo nos momentos mais difíceis. Esse prêmio é para todos que vivem o futebol com amor.”

Com quase um milhão de seguidores nas redes sociais, Gui segue inspirando pessoas ao redor do mundo, mostrando que a paixão pelo esporte pode ultrapassar qualquer barreira.

Continue lendo

Automobilismo

BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas no Latin NCAP e se torna o primeiro elétrico a alcançar a nota máxima

Com excelente desempenho em testes de segurança, o hatch da BYD se destaca pela proteção de ocupantes e sistemas avançados de assistência ao motorista

Publicado

on

BYD Dolphin Plus

O Latin NCAP, órgão responsável pela realização de testes de colisão com veículos novos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados de novos crash tests na manhã desta terça-feira (11). Entre os modelos avaliados, o hatch elétrico BYD Dolphin Plus se destacou, recebendo a nota máxima de cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro da fabricante chinesa e também o primeiro modelo elétrico a conquistar essa classificação.

O programa de avaliação do Latin NCAP, que inclui a análise de diversos aspectos de segurança, destacou que o Dolphin Plus, versão mais potente do hatch chinês, obteve um desempenho impressionante. O modelo foi equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que são oferecidos de série. Isso resultou em uma proteção de 92,6% para ocupantes adultos, 93,1% para crianças e 77% para pedestres. O desempenho do sistema ADAS foi de 85%.

O teste incluiu simulações de frenagem autônoma de emergência, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias, além de verificações no sistema de detecção de pontos cegos. O resultado geral foi altamente positivo, com o Dolphin Plus apresentando uma estrutura estável e proteção adequada para os ocupantes durante os impactos.



Apesar da alta avaliação, o Latin NCAP observou que algumas áreas ainda podem ser melhoradas no modelo, como a proteção passiva para pedestres, que poderia ser aprimorada, e o desempenho do alerta de saída de faixa (LSS), que não atingiu a pontuação ideal. Além disso, o modelo não conta com o Sistema de Sinalização de Auto Socorro (SAS) e o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não obteve a pontuação necessária.

Importante frisar que o teste foi realizado com a versão Dolphin Plus, e os resultados não se aplicam às versões mais básicas do modelo, como o Dolphin Mini.

Continue lendo

Brasil

Palmeiras fatura Paulistão Feminino ao bater Corinthians nos pênaltis

Publicado

on

O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após empate em 2 a 2 no placar agregado. A colombiana Tapia, goleira das Palestrinas defendeu três cobranças do Timão e as outras duas foram na trave. Fê Palermo e Ingryd balançaram a rede para as Palestrinas e garantiram o tricampeonato (os dois primeiros foram em 2001 e 2022). A conquista do Palmeiras interrompe a hegemonia das Brabas, tetracampeãs paulistas no ano passado.

Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras, comandadas há pouco mais de um ano pela técnica Camilla Orlando, entrou em campo com desvantagem de 1 a 0 no placar, pois perdera em casa, por 1 a 0, primeiro jogo da final na última sexta (15). Nesta tarde, logo na primeira etapa da partida, as Palestrinas abriram 2 a 0, com gols da artilheira Amanda Gutierrez (total de oito gols no torneio) e Dudinha. Na volta do intevalo, Vitória Yaya deixou o banco e descontou para o Corinthians.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama