conecte-se conosco

Segurança

Ministério prorroga uso da Força Nacional em presídio de Brasília

Policiais atuarão na penitenciária até 28 de novembro deste ano

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltou a prorrogar a autorização de emprego de parte do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na guarda e vigilância da Penitenciária Federal de Brasília.

Segundo o texto da Portaria nº 250, publicada no Diário Oficial da União de hoje (7), os agentes atuarão em apoio ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) por mais 180 dias, contados a partir do último dia 2. Ou seja, até 28 de novembro próximo. 

Esta é a sexta vez que o governo amplia o prazo para que a tropa federativa permaneça auxiliando o Depen no policiamento do perímetro interno do presídio de segurança máxima, onde estão isolados presos considerados de alta periculosidade, como líderes de facções criminosas. 

O emprego de parte do efetivo da Força Nacional na unidade foi autorizado inicialmente em fevereiro de 2019, a partir de manifestação do Depen, que apontou a “necessidade de ações da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao sistema penitenciário federal”.

Caráter episódico

autorização inicial previa que os agentes atuariam no local – em “caráter episódico” – por 90 dias. Em maio, no entanto, o ministério prorrogou o prazo por mais 120 dias – ou seja, até setembro de 2019. De lá para cá, houve outras cinco prorrogações.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública e a possibilidade do MJSP prorrogar a autorização de apoio a ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio estão previstas no Decreto nº 5.289, de 2004.

Subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do MJSP, a Força Nacional de Segurança Pública é composta por policiais militares e civis, incluindo bombeiros e peritos, cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal, sob a forma de um programa de cooperação federativa. Pode ser empregada em qualquer parte do território nacional, a pedido dos governadores ou de ministros cujas pastas precisem de apoio. Por segurança, o número de agentes empregados nas ações não costuma ser divulgado.

Por: Agência Brasil

Distrito Federal

Homem furta cartões de vizinha, faz compras e acaba preso no DF

Suspeito chegou a gastar R$ 340 em uma distribuidora de bebidas em Planaltina

Publicado

on

Divulgação/PMDF

Um homem, de 37 anos, foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) acusado de furtar dois cartões de crédito da vizinha e usá-los para fazer compras em uma distribuidora de bebidas em Planaltina. 

Assim que a vítima percebeu que o seu cartão estava sendo utilizado em uma distribuidora de bebidas, telefonou para a mãe e perguntou se ela estava fazendo o uso dos cartões, cujo os valores totalizavam R$ 340,00. 

Ao saber que não, elas foram até o local, solicitaram as imagens de segurança e viram o vizinho realizando a compra com o cartão. O lojista confirmou que a compra havia sido realizada pelo suspeito. 

De pronto, a vítima entrou em contato com a PMDF e comunicaram o ocorrido. Os policiais militares abordaram o suspeito na porta de casa. Inicialmente, o homem negou o furto, mas depois acabou confessando que havia feito a compra com o cartão furtado. 

O suspeito ainda revelou que um dos cartões estava amassado dentro de uma lixeira enquanto o outro foi jogado dentro de um bueiro, este não foi localizado. O homem foi encaminhado para a 16ª DP, onde foi autuado em flagrante por estelionato e furto em residência. As moradoras revelaram que o vizinho, em outro momento, furtou uma escova de cabelo e uma chapinha.

Continue lendo

Distrito Federal

Policial militar de folga salva três vítimas de afogamento na prainha

Um sargento salvou três mulheres vítimas de afogamento na prainha da Península Sul no Lago Paranoá, por volta das 17h30 deste domingo (7).

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Segundo a equipe do CBMDF o salvamento ocorreu pela ação decisiva do sargento Mikhail do pelotão Lacustre do BPMA, que no momento passava pelo local em passeio ciclístico com sua esposa.

O militar escutou gritos de socorro de três vítimas de afogamento, entrou na água, nadou até as vítimas que estavam a aproximadamente 100 m da margem. Incialmente realizando a sustentação em superfície e o reboque de uma delas e sendo posteriormente auxiliado por um banhista que ao término se apresentou como guarda-vidas, o senhor Franklin.

Foto: Divulgação/PMDF

O guarda–vidas forneceu um flutuador do tipo espaguete e uma prancha de kitesurf, materiais que proporcionaram flutuabilidade e segurança para o transporte seguro das vítimas.

“Entendendo a atuação do militar como determinante para um desfecho positivo da ocorrência que, em seu momento de folga, extrapolando em seu dever para com a sociedade, arriscando sua vida em prol da vida alheia e de fato contribuindo de forma decisiva no salvamento das três vítimas de afogamento no lago” afirmou o sargento Calixto do CBMDF.

Por: PMDF

Continue lendo

Distrito Federal

Polícia Militar prende homem furtando cabos de energia no DF

Caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (21) no Setor Comercial Sul, região central de Brasília

Publicado

on

Divulgação/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a prisão de um homem de 35 anos na madrugada desta terça-feira (21), por furto de cabos de transmissão de dados na Quadra 2 do Setor Comercial Sul, na Asa Sul. 

Segundo informações, os agentes do 1º Batalhão da Polícia Militar avistaram uma tampa da CEB aberta enquanto realizavam o monitoramento da segurança da região. Ao se aproximarem da galeria encontraram o homem furtando os cabos de cobre. 

De acordo com a PMDF, fora da galeria já havia alguns cabos retirados. O homem foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia para registro do flagrante. Ele já possui passagens pela polícia no Estado da Bahia.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama