O Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, realizou, na última semana, uma série de palestras virtuais para professores, estudantes e responsáveis pelos alunos da rede pública do Distrito Federal. A ação fez parte da Semana Maria da Penha nas Escolas, instituída pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no ano passado.
No total, 40 escolas foram beneficiadas com as mais de 50 palestras realizadas. Alguns dos temas abordados foram: “Violência contra as mulheres e Lei Maria da Penha”, “Violência no namoro”, e “Acolhimento e encaminhamento das situações de violência sexual contra crianças e adolescentes”. O último, exclusivo para os profissionais da educação.
635 profissionais da educação, 549 estudantes e mais de 300 familiares dos alunos foram atendidos. Além das mulheres do NJM, palestrantes voluntários do programa Maria da Penha Vai à Escola também participaram das ações.
Semana Maria da Penha
Sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, a lei Nº 6.235 instituiu a Semana Maria da Penha nas unidades de educação da capital, em 11 de julho de 2019. Trata-se de uma época especial para as escolas públicas e particulares, onde a última semana do mês de novembro é dedicada ao debate de temas voltados para a violência contra a mulher. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre o respeito aos direitos humanos, além do conhecimento das leis de proteção à mulher.