A véspera do Ano Novo e o feriado de 1º de janeiro está chegando e o comércio e outros serviços no Distrito Federal terão horários reduzidos. Dependendo do dia, alguns serviços não vão funcionar, retornando apenas na segunda-feira (4).
Separamos uma lista do que abre e do que fecha nesta quinta (31) e sexta-feira (1º). Confira abaixo.
Saúde
Tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto os ambulatórios dos hospitais regionais funcionam de 8h às 14h no dia 31. Já na sexta, véspera de Ano Novo, os postos de saúde fecham, retornando apenas na segunda-feira.
Ao contrário deles, as emergências dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24h por dia, sem interrupções.
Segurança Pública e Bombeiros
O atendimento de ocorrências pelos bombeiros e pela Polícia Militar permanecem normalmente. A área administrativa, porém, terá o expediente reduzido, funcionando de 7h às 13h. Já na Defesa Civil, o administrativo atende até as 14h. A partir desse horário, as equipes funcionam em esquema de plantão. O telefone para atendimento é o 199. Em casos de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 193.
As Delegacias de Polícia também continuam abertas 24h por dia. Caso a população queira acessar algum serviço online, a delegacia eletrônica também estará funcionando online em período integral.
Transporte Público
A frota de ônibus e metrô será reduzida e os horários também serão encurtados. Os ônibus, tanto na quinta quanto na sexta, funcionam conforme tabelas de sábado, domingo e feriados, ou seja, com viagens limitadas. Entretanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) garantiu que as empresas devem aumentar o fluxo entre 14h e 16h, para atender a população que termina o expediente nesses horários.
Bancos
Os bancos funcionam apenas de forma interna nesta quinta-feira, sem atendimento ao público. Na sexta, não abrem, retornando apenas na segunda-feira. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos de consumo, como água, energia e telefone, vencidos no feriado, poderão ser pagos no próximo dia útil, sem acréscimo de juros.
Comércio
Tanto o comércio quanto os shoppings do DF devem funcionar seguindo o mesmo expediente. Na quinta-feira, abrem com horário reduzido, na sexta-feira, feriado, ficam fechados. Alguns voltam a abrir no sábado e domingo, outros, apenas na segunda.