Um enfermeiro de 48 anos viveu momentos de terror na manhã do último domingo (10), quando foi perseguido e assaltado por quatro bandidos armados na Rodovia Presidente Castello Branco, em Barueri, Grande São Paulo. A ação criminosa foi registrada pela câmera acoplada ao capacete da vítima, que teve sua moto esportiva Kawasaki verde, de 300 cilindradas, avaliada em cerca de R$ 34 mil, roubada pelos ladrões.
Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível ver que o motociclista trafegava em alta velocidade, acima do limite de 120 km/h, pelo “corredor” entre caminhões e carros, tentando escapar de duas motos, uma Honda e outra Kawasaki, que o seguiam de perto.
Em um determinado momento, um dos assaltantes se aproxima pelo lado direito e aponta uma arma para a vítima, gritando: “Você vai morrer, desgraçado!”. Diante da ameaça, o enfermeiro para no meio da estrada e entrega sua moto aos bandidos, que também levam seu celular, uma mochila, com um par de tênis e outro de botas, cartões bancários e documentos pessoais.
O áudio do diálogo entre a vítima e os assaltantes também foi captado pela câmera do capacete. Em um trecho, o motociclista diz que não está armado: “Calma aí, eu não tô armado não, irmão”. O enfermeiro possui autorização para usar armas como CAC, sigla para Caçador, Atirador e Colecionador.
Horas depois do crime, a Polícia Militar Rodoviária prendeu um dos suspeitos em Osasco, na região metropolitana, mas não encontrou a moto roubada com ele. Ele foi identificado depois que os bandidos abandonaram uma das motos usadas no crime, a Honda, em frente a uma base da polícia. Com a placa da moto, os policiais localizaram a atual dona dela e foram até seu endereço em Barueri, onde encontraram o homem, que foi reconhecido pela vítima como um dos autores do roubo.
Ele foi levado para o 5º Distrito Policial (DP) de Osasco, onde foi indiciado por roubo. O caso será investigado pelo 2º DP de Barueri, que também analisará o vídeo para tentar identificar e prender os outros três criminosos, que fugiram.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que um homem de 22 anos foi preso por suspeita de participar do roubo. O delegado seccional de Osasco, José Flaminio Ramos Martins, disse que o roubo de motos é um dos focos do seu trabalho e que a equipe de inteligência do GOE (Grupo de Operações Especiais) Osasco tem recuperado muitas motocicletas produtos de crimes.
“A ideia é essa, identificar os integrantes e colocá-los à disposição da Justiça. Realmente o roubo de motos é um dos focos do nosso trabalho, é um grande risco para os motociclistas, eles muitas vezes atiram sem que haja qualquer reação por parte das vítimas”, afirmou.