conecte-se conosco

Concurso

Segundo semestre terá concurso para professor substituto

Em fase de elaboração, processo seletivo terá duração de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período

Arquivo Agência Brasília

No segundo semestre deste ano será lançado o edital do Processo Seletivo Simplificado Complementar visando à contratação temporária de professores substitutos para a rede pública de ensino do DF. Os profissionais atuarão em diversas áreas, entre as disciplinas de português, matemática, biologia, Libras e inglês. Os classificados formarão um banco de reserva de docentes para atender as necessidades de reposição de professores durante o ano de 2024, podendo a seleção ser prorrogada por mais um ano.

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação (SEE), Ana Paula Aguiar, a expectativa é que as provas sejam realizadas em outubro, já que a vigência da última seleção vai até dezembro deste ano.

Na oportunidade, foram selecionados 83 mil professores. “Os classificados ficam em um catálogo à disposição da Secretaria de Educação e são acionados toda vez que há a necessidade de substituir algum professor da carreira”, explica a gestora.

Substituições

Ana Paula lembra que cerca de 3 mil docentes ficam fora das salas de aula todos os anos para assumir cargos de diretores, vice-diretores, supervisores e vice-supervisores de ensino das 700 unidades educacionais existentes no DF. Além desses, há ainda os professores que se afastam por licença ou férias. Em todos esses casos são necessárias as substituições.“A prova tem o mesmo grau de dificuldade que a aplicada aos efetivos, pois queremos sempre manter boa a qualidade do ensino disponibilizada aos nossos alunos”, reforça Ana Paula. Atualmente há um concurso em andamento para professores efetivos. “O objetivo é que, quando esses professores tomarem posse, não haja mais a necessidade da contratação de professores temporários”, detalha Ana Paula.

Por: Agência Brasília

Concurso

Caixa anuncia a contratação de 800 aprovados em concurso de 2014

Novos empregados vão trabalhar em agências de todo o país.

Publicado

on

Divulgação/Fenae

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, divulgou hoje, por meio das redes sociais, a contratação de mais 800 pessoas aprovadas no concurso público realizado em 2014. Essa medida tem como objetivo reforçar o atendimento nas agências do banco.

Segundo a presidente, a convocação dos aprovados terá início a partir de junho, e eles poderão começar a trabalhar de forma imediata. Além disso, Rita Serrano ressaltou que serão oferecidos cursos presenciais de capacitação para os novos contratados.

O concurso público de 2014 ofereceu vagas para o cargo de técnico bancário, de nível médio, tanto na carreira administrativa quanto na carreira profissional. Na ocasião, mais de 1 milhão de inscrições foram recebidas, demonstrando o grande interesse dos candidatos em fazer parte da instituição financeira.

Para possibilitar a convocação dos aprovados, uma vez que o prazo de validade do concurso expirou em junho de 2016, a Caixa informou que a vigência foi prorrogada por meio de uma decisão judicial.

Vale ressaltar que a última contratação realizada pelo banco ocorreu há um ano, quando foram chamados 1.120 aprovados, sendo que 1.099 deles eram pessoas com deficiência. Com a nova convocação, a Caixa reafirma seu compromisso em fortalecer sua equipe e garantir um atendimento eficiente aos clientes e usuários dos serviços bancários.

Continue lendo

Concurso

Portarias autorizam concursos para Ministério do Meio Ambiente e Funai

Serão ofertados 98 cargos no ministério e 502 na fundação

Publicado

on

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos acaba de anunciar nesta terça-feira (2) uma excelente notícia para quem está em busca de uma oportunidade no serviço público. Segundo as portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), serão abertos dois concursos públicos: um para preenchimento de cargos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e outro na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

No total, serão disponibilizadas 600 vagas, sendo 98 para o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e 502 para a Funai. Para o primeiro, todas as vagas serão destinadas ao cargo de analista ambiental, exigindo nível superior de formação. Já para a Funai, há 152 vagas para agente em indigenismo, de nível médio, e outras 350 vagas para cargos de nível superior, tais como administrador, antropólogo, engenheiro, psicólogo e sociólogo, entre outros.

Os editais para abertura dos dois concursos deverão ser publicados em até seis meses, a partir da publicação das portarias no DOU. Vale lembrar que a responsabilidade pela seleção e publicação dos editais será das pastas do Meio Ambiente e da Funai. As provas deverão ser realizadas com antecedência mínima de dois meses após a publicação dos editais. No entanto, caso os editais não sejam publicados no prazo estabelecido, as portarias perderão efeito e a dotação orçamentária para a realização dos concursos será cancelada.

Continue lendo

Concurso

Confira o resultado final do concurso público para docente da UnDF

Certame foi realizado para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de professor e tutor de educação superior

Publicado

on

Divulgação/UnDF

Nesta quinta-feira (27), a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) divulgou o resultado final e a homologação do primeiro concurso público para provimento de cargos da carreira de magistério superior público do Distrito Federal.

O concurso, regido pelo Edital nº 02/2023 – UNDF/REIT, contou com a participação de candidatos da ampla concorrência e reservas de vagas para candidatos negros, com deficiência e hipossuficientes. O documento apresenta a relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, com o código do cargo, nome completo e nota final no concurso público.

A reitora pro-tempore da UnDF, Simone Benck, destacou a importância do processo de realização do concurso, ressaltando que a legalidade e o cumprimento efetivo do cronograma estabelecido foram imprescindíveis para o sucesso do processo. Segundo ela, o mérito é integral das equipes envolvidas da Seplad (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração) e da UnDF.

O concurso ofereceu 350 vagas para provimento imediato e mais 1.050 para cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de professor e tutor de educação superior. O processo seletivo contou com duas etapas, sendo a primeira delas composta por prova objetiva e prova discursiva, enquanto a segunda etapa contou com curso de formação profissional e avaliação de títulos.

O cargo de professor de educação superior é destinado a profissionais com atribuições específicas de ensino, pesquisa e extensão universitária, enquanto o cargo de tutor de educação superior tem como foco o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para o uso de metodologias inovadoras que estimulem a autonomia dos estudantes no processo de construção de conhecimento.

Com a conclusão do processo seletivo, a UnDF dará continuidade aos procedimentos para a convocação dos primeiros docentes da instituição. O objetivo do Governo do Distrito Federal e da reitoria é ampliar a oferta de educação superior pública para a população.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama