Distrito Federal

Escola Parque da Natureza de Brazlândia completa três anos em espaço provisório

A escola que funciona em local provisório desde 2018 sofreu redução no número de alunos atendidos devido às mudanças.

Publicado

on

Festa no cerrado 2018

A volta às aulas presenciais nas escolas do Distrito Federal marca um novo período na educação pública, com vários obstáculos a serem derrubados por conta do longo período de isolamento social e ensino a distância.

O projeto das escolas parque é uma boa forma de trabalhar de maneira ampla conceitos tão importantes para o desenvolvimento social das crianças e jovens atendidos, mas em Brazlândia o atendimento se limita a pouco mais de 200 alunos na unidade.

Semana de acolhimento aos estudantes (2015)

A Escola Parque da Natureza de Brazlândia iniciou seu projeto ainda em 2014 atendendo mais de mil alunos nos dois turnos de forma intercomplementar do 6° ao 9° ano e em atividades complementares alunos do 1° ao 5° ano. Com o objetivo de desenvolver não apenas a racionalidade das crianças e jovens, mas também múltiplas habilidades sociais e intelectuais a escola oferece oficinas voltadas para quatro pilares: arte, educação ambiental, educação patrimonial e atividade corporal.

Essas oficinas trabalham diversas realidades, momentos de encontro e de exercício da democracia participativa.

Em 2018 a escola passou a funcionar em um espaço provisório com estrutura e espaço menores e consequentemente teve sua capacidade de atendimento limitada a pouco mais de 500 alunos.

Espetáculo Circense produzido com estudantes da EPNBraz (2017)

O início da pandemia limitou ainda mais o serviço oferecido, e mesmo em meio a diversas adaptações para o ensino EaD o corpo docente seguiu acompanhando os alunos anteriormente atendidos na escola.

Mas o principal ponto não é a pandemia, ou as adaptações necessárias para a volta às aulas presenciais. O atual espaço onde a Escola Parque de Brazlândia realiza suas atividades limita significativamente a capacidade de atendimento, comprometendo o desenvolvimento do projeto.

O que deveria ser um espaço provisório completa agora quase três anos em funcionamento. Com estrutura menor e redução também do espaço a equipe de professores faz o possível para manter as atividades com bom desempenho, mas a incerteza sobre um lugar mais apropriado para a escola parque continua limitando a atuação da escola.

A comunidade de Brazlândia também espera que a Escola Parque de Brazlândia volte a atender em ambiente amplo e com melhor estrutura possibilitando assim o atendimento de um maior número de alunos.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile