Foi divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2ª semestre de 2020. Os estudantes poderão conferir a aprovação por meio da lista de selecionados na chamada regular ou por meio do boletim do candidato na página oficial do Sisu. Caso o aluno tenha qualquer dúvida sobre os resultados, este poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.
O Sistema de Seleção unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo do Sisu é facilitar o acesso de jovens a universidades públicas sem a necessidade de se realizar os vestibulares tradicionais oferecidos pelas instituições de ensino superior.
Diferente de outros programas governamentais como ProUni e Fies, no Sisu não é necessário atingir uma pontuação específica para participar o processo de seleção. No entanto, pode ocorrer de algumas faculdades em parceria com o programa, exigir determinada média para alguns cursos.
Pode participar do Sisu qualquer estudante que tenha realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a redação. Os candidatos que já conseguiram anteriormente bolsa de estudo pelo Sisu, também podem participar das seletivas obedecendo às condições do programa.
Neste 2ª semestre, o Sisu irá oferecer mais de 58 mil vagas em instituições públicas. De acordo com último levantamento feito pelo governo, o programa contou a inscrição de mais 204 mil candidatos. Neste ano, o Sisu surgiu com uma novidade: pela primeira vez, também foram ofertadas vagas na modalidade de ensino a distância (EaD).
Candidatos aprovados na chamada regular terão até o dia 21 de julho de 2020 para realizarem a matrícula na instituição. Confira o cronograma abaixo.
Cronograma do Sisu – 2º semestre de 2020
- Abertura das inscrições: 7 de julho;
- Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59);
- Divulgação dos resultados: 14 de julho;
- Abertura das matrículas: 16 de julho;
- Encerramento das matrículas: 21 de julho;
- Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59).
Por Willian Netto – Edu Notícias