Concurso

PCDF: sem previsão de datas para provas de agente e escrivão

140 mil candidatos disputam 1.800 vagas referentes aos dois certames

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) comunicou nessa sexta-feira (16) que as provas dos concursos de agente e escrivão permanecem sem previsão. As provas estão temporariamente suspensas para evitar o contágio do novo coronavírus visto o grande número de inscritos nos dois concursos.

A última suspensão das provas foi em setembro. Porém, a PCDF ratificou a informação e informou, por meio de nota à imprensa, que marcará o certame quando for seguro para todos os concurseiros e envolvidos nos dias das provas para agente e escrivão.

A atual curva epidemiológica do vírus Covid-19 no Distrito Federal é um dos principais motivos para a suspensão temporária dos certames. De acordo com a PCDF, a situação da capital inspira cautela.

Mais de 140 mil pessoas se inscreveram para os dois certames. Do total, 52 mil inscritos para o cargo de escrivão e 88 mil para agente, vão disputar 2.100 vagas. São ofertadas 300 vagas imediatas para o cargo de escrivão, já para agente a disputa é para 600 vagas imediatas, além de 1.200 do cadastro reserva. Candidatos do país inteiro se inscreveram para os dois concursos.

Rotina de estudos

Assim como ocorre em outros concursos muito disputados, a rotina de estudos dos candidatos para conseguir revisar todo o edital, é pesada. Dependendo do nível de conteúdo exigido, os concurseiros passam horas diárias estudando.

Leonardo Dantas estuda para os concursos da PCDF desde agosto de 2019, meses antes da publicação do edital para o cargo de escrivão. Para ele, manter uma rotina de estudos focada na resolução de questões, é fundamental.

“A minha rotina fixa com o edital na praça e a data da prova marcada era bem rígida, estudo em torno de 8 a 10 horas cronometradas. O principal ponto da preparação diária, para mim, é, sem dúvidas, o tempo reservado para a resolução de questões. Tento manter uma média de 1000 questões por semana, fora os simulados”, explica Leonardo.

O concurseiro acredita que a prova aconteça apenas em 2021, tanto pelo tempo de estabelecerem medidas de prevenção para o coronavírus, como para a organização pessoal dos candidatos de outros estados. Mas, apesar da suspensão dos certames por tempo indeterminado, Leonardo Dantas está confiante.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis, estou certo de que os concurseiros estão tendo uma oportunidade única: estudar para uma prova de um concurso tão concorrido com o conteúdo programático inteiramente à nossa disposição. Tenho certeza de que, nesse momento, a situação é extremamente complicada para a PCDF, que passa por uma extrema necessidade no preenchimento dos cargos vagos, e para o Cebraspe, enquanto examinador”, finaliza.

O certame de escrivão tem quase 234 candidatos por vaga em ampla concorrência. Ao passo que para o concurso de agente há 198 candidatos por vaga na ampla concorrência. Entretanto, o número cai para quase 50 se considerar as vagas imediatas e de cadastro reserva.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile